A Escola Básica Hermenegildo Capelo, de Palmela, foi distinguida com o prémio internacional “Projeto de Ação Climática Escola de Excelência”. A distinção foi atribuída pela Cartoon Network Climate Champions e Climate Action Project a apenas 250 escolas a nível mundial, reconhecidas globalmente devido ao seu intenso trabalho na educação climática.
As 250 escolas de excelência selecionadas para o Projeto de Ação Climática foram anunciadas a 4 de novembro, durante o Dia de Ação Climática, um evento anual online ao vivo, que contou com a participação de 250.000 pessoas a nível mundial e prestigiadas/os oradoras/es (líderes mundiais, cientistas climáticos e ativistas).
As escolas reconhecidas submeteram o seu trabalho durante o ano passado e cumpriram um vasto conjunto de critérios, incluindo um compromisso de toda a escola para com a educação climática e soluções estudantis.
A Hermenegildo Capelo participa neste projeto pelo terceiro ano, com o envolvimento de diversas turmas, desenvolvendo trabalhos criativos, que apelam à sensibilização para esta importante temática, não só das/os alunas/os envolvidas/os, mas de toda a comunidade escolar. Um grupo de estudantes dinamizou manifestações pelas alterações climáticas, quer no pátio da escola, quer na capital de distrito (Setúbal) e foi também promovida uma manifestação silenciosa, apenas com sapatos e cartazes.
Em articulação com a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, um grupo de alunas do 9.º A vai apresentar às turmas do 3.º Ciclo os resultados das suas pesquisas e produtos finais, alertando para as causas, consequências e soluções das alterações climáticas e evidenciando o importante papel individual. Vão também apelar a que as/os alunas/os instalem a aplicação Earth Project.
Cartoon Network Climate Champions é uma iniciativa de sensibilização para as alterações climáticas que pretende inspirar as crianças a enfrentarem desafios diários que, coletivamente, podem fazer uma grande diferença para a saúde do planeta.
O Climate Action Project é um projeto de educação global gratuito, que foi lançado pela Take Action Global, uma organização educacional sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos, envolvendo 2.700.000 professoras/es e estudantes em 146 países. Visa ajudar as/os estudantes a aprenderem sobre a crise climática de formas autênticas e a divulgarem soluções online. Mais informações: www.climate-action.info.