A Associação NÓS aliou-se ao Banco Alimentar de Setúbal e à Amarsul em torno da Campanha ‘Toneladas de Ajuda’ e está disponível para receber as suas tampinhas de plástico! Iniciado em janeiro de 2021, este é um projeto que abraça duas causas em simultâneo na região de Setúbal: sensibilizar e promover a reciclagem, bem como apoiar famílias as famílias mais carenciadas.
Converter resíduos recicláveis em alimentos é o objetivo comum a todas as entidades envolvidas na Campanha ‘Toneladas de Ajuda’, da qual a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Inte- gração do Deficiente não quis deixar de fazer parte. Incrementar a responsabilidade social dos próprios cidadãos em prol dos mais vulneráveis é o desafio no qual a NÓS apela a comunidade a envolver-se.
“Visto que recebemos muitas vezes garrafões cheios de tampinhas doados pela comunidade, decidimos que a colaboração da NÓS passaria pela recolha de tampas de plástico”, avança Marta Silva, responsável pela articulação deste projeto e coordenadora do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) na instituição.
A decisão foi, por isso, fácil, tendo passado a NÓS a ser uma das instituições aderentes à Cam- panha em curso. Todas as tampas que forem recebidas na NÓS serão, deste modo, entregues à Amarsul e o valor associado à respetiva reciclagem será convertido pelo Banco Alimentar de Setúbal em “alimentos que serão posteriormente entregues às famílias em situação de maiorvulnerabilidade, sobretudo económica, do concelho do Barreiro que recorrem aos serviços da Associação e que são sinalizadas por outras entidades”.
“Quanto maior o número de tampinhas recolhido, maior será a quantidade de alimentos que iremos receber no âmbito deste projeto e distribuir por quem precisa. Façam parte deste pro- jeto!”, apela Marta Silva.
Como é que cada cidadão pode ajudar?
Todas as pessoas podem colaborar, através da recolha de tampinhas de plástico (de detergen- tes, de garrafas de água, de iogurtes, etc.) nas suas casas e através da divulgação da Campanha ‘Toneladas de Ajuda’ junto da respetiva rede de amigos e familiares.
Tornar-se-á prático para o transporte a efetuar pela NÓS até à Amarsul, cada pessoa juntar as tampinhas em garrafões de plástico para que possa dirigir-se às nossas instalações, pendurá-los nos espaços disponíveis para o efeito ou depositá-los nos sacos gentilmente disponibilizados pela Câmara Municipal do Barreiro.
Pontos de recolha
Os cidadãos que queiram aderir a este projeto e ajudar famílias em situação económica menos favorável apoiadas pela NÓS podem, assim, deixar as suas tampinhas de plástico nos seguintes pontos de recolha nas instalações da Associação:
– Rua Aquiles de Almeida No1, 2830-226 Santo André (sede da NÓS) – junto à Horta existente no jardim;
– Rua Salgueiro Maia No25 A, 2835-345 Lavradio (Escola de Educação Especial) – também no jardim;
– Av. Henrique Galvão No51 C, 2830-308 Barreiro – instalações do CLDS 4G Barreiro COMsigo.
NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente