O European Cycling Challenge – ECC2015 prossegue no Barreiro, nesta altura (segunda-feira, 11 de maio, 16h10), com 473 km percorridos pela equipa do representante do Concelho composta por 54 elementos, neste desafio entre cidades europeias para utilizadores da bicicleta como transporte urbano diário. São, já, 96 Kg de emissão de CO2 evitados.

A Decathlon Barreiro, recorde-se, associou-se à participação do Concelho oferecendo um vale de 10 por cento de desconto em artigos desportivos, a todos os participantes do ECC, com exceção dos produtos que se encontrem em promoção, e premiando, com um vale de compras, no valor de 500 euros, a utilizar em artigos de ciclismo, o participante da equipa Barreiro que pedalar mais quilómetros ao longo do mês de maio, no desafio ECC.

O ECC decorre até 31 de maio. As inscrições, gratuitas, mantêm-se abertas até ao derradeiro dia do desafio. Podem ser efetuadas na Internet, página www.cyclingchallenge.eu/pt/.

O ECC, este ano na 4ª edição – reconhecido em 2013 com o Prémio CIVITAS da Comissão Europeia –, promove a competição saudável entre cidades europeias na utilização da bicicleta como transporte urbano diário. Na sequência da inscrição na “sua” cidade/equipa, é disponibilizada a aplicação Cycling365, baseada na tecnologia GPS, que, uma vez descarregada para o smartphone, regista as deslocações, soma, em tempo real, as distâncias percorridas e contabiliza os quilómetros totais das equipas. Podem ser contabilizadas neste desafio, por exemplo, deslocações de e para o trabalho, ou escola, compras, visitar amigos, idas ao cinema ou à piscina (atividade desportiva, de âmbito competitivo ou de treino, não contemplada). Os resultados – do local ao global – são permanentemente atualizados e disponibilizados.

Não há limite de inscrições para este desafio, organizado pela cidade de Bolonha e pela Agência para a Mobilidade e Transporte Público Local. Em 2014, o ECC contou com a participação de 32 cidades, entre as quais Roma, Oslo, Barcelona, Bristol, Lille, Bologna e Pádua – 17000 ciclistas, de uma população potencial de 14 milhões, mais de 1,5 milhões de km percorridos (quatro vezes a distância terra-lua e quase 40 vezes a volta do mundo) e cerca de 183 toneladas de CO2 não emitidas para a atmosfera. Em 2014 o ECC foi vencido pela cidade polaca de Varsóvia. Talinn, na Estónia, conquistou 2012 e 2013.

Em Portugal, além do Barreiro, também está inscrita a Comunidade Intermunicipal do Algarve. Aalborg (Dinamarca), Antuérpia, Barcelona, Bolonha, Bristol, Łódź, Nápoles, Pádua, Roma, Varsóvia, Zagreb são algumas das “equipas” europeias inscritas.

O Barreiro no ECC está no Twitter, em @ECC2015Barreiro (https://twitter.com/ECC2015BARREIRO).

Partilhe esta notícia