A freguesia de Ermidas-Sado, entre os dias 14 e 16 de maio, foi a quarta etapa no roteiro do Presidente, Vereadores a tempo inteiro e técnicos da autarquia, que concluíram assim a primeira metade da Presidência nas Freguesias. Acompanhados pela Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Parreira, a comitiva viveu mais três dias intensos de visitas, reuniões e contacto com a população, numa freguesia que é uma referência no investimento empresarial.

Álvaro Beijinha faz um balanço “claramente positivo” do périplo por Ermidas-Sado e sublinha que “essa tem sido a tónica também nas outras freguesias”. Sobre a Freguesia, o Presidente da CMSC salienta a “grande dinâmica empresarial, numa altura de crise em que o país vive momentos complicados. Aqui, não obstante haver muitas dificuldades nas empresas locais, também sentimos uma grande dinâmica empresarial, com algumas empresas a crescer”. A presença do executivo e técnicos da Câmara Municipal junto destas empresas passa muito por “perceber as dificuldades que têm e no que é que a CMSC pode ajudar”.

Ermidas-Sado é mais uma freguesia do Concelho que está dotada de um Parque Empresarial Municipal, “com as infraestruturas necessárias para a fixação de qualquer empresa”. Na atual conjuntura que Portugal atravessa, Álvaro Beijinha olha para Ermidas-Sado como uma importante referência empresarial em contraciclo. “O grande problema do nosso país e em particular do nosso Alentejo prende-se muito com a falta de emprego e este incentivo e esta dinâmica em Ermidas são relevantes para contrariar esse drama”. O Presidente da CMSC congratula-se ainda com as recentes notícias vindas a público, que colocam Santiago do Cacém como “o 5.º Concelho a nível nacional que mais cresceu em exportações no ano passado, entre os 308 Municípios”. A explicação está no “conjunto de investimentos que têm sido feitos aqui no nosso Concelho. São fatores económicos muito importantes do ponto de vista da criação de emprego, mas também do ponto de vista da exportação”.

O Presidente da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, Carlos Parreira, faz também um “balanço muito positivo” da visita. “No primeiro dia estivemos com o movimento associativo, no segundo dia visitámos todos os problemas que há na freguesia, desde caminhos, estradas, ou passeios por fazer”. O autarca mostra-se satisfeito pelo percurso efetuado e lugares visitados. “Fomos a Ermidas-aldeia, Faleiros, Vale da Eira, corremos tudo. É muito produtivo para a freguesia”, sublinhando a importância do executivo e técnicos da autarquia se “inteirarem dos problemas pelos quais Ermidas passa”.

Sobre o tecido empresarial, visitado no último dia, Carlos Parreira fala de uma área “muito importante para a freguesia” e mostra-se esperançado pelo resultado global da iniciativa: “devido às dificuldades pelas quais passamos nem sempre conseguimos chegar a todo lado, mas creio que vamos dar resposta a muitos dos problemas que temos na Freguesia de Ermidas”.

A Presidência nas Freguesias regressa entre os dias 3 e 6 de junho, em Santo André.

Oiça aqui os comentários do Presidente da Junta Carlos Parreira

Oiça aqui os comentários do Presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha

 

 

Fonte: CMSantiago do Cacém