A Assembleia da República votou, na última terça-feira, a favor da Petição pela construção da escola básica dos 2.º e 3.º ciclos e secundária em Fernão Ferro, no Concelho do Seixal, tendo sido apresentados 7 projectos de resolução, todos aprovados com os votos favoráveis de todos os partidos e a abstenção do PS. Foi o transpor de mais uma etapa num processo de luta que envolve a Autarquia e os mais de 4.000 pais e encarregados de educação que assinaram a referida petição.

Para o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, “foi vencida mais uma etapa neste processo de luta por um equipamento que tanta falta faz a esta freguesia e cuja responsabilidade de construção cabe ao poder central. Esperamos agora que o governo dê expressão prática a esta decisão da Assembleia da República, havendo da nossa parte o compromisso de ceder os terrenos necessários para a execução da obra como prevê a Carta Educativa do concelho”.

Joaquim Santos acrescenta ainda que a autarquia irá avançar entretanto com a construção do Pavilhão Desportivo Municipal de Fernão Ferro, que ficará instalado no local onde será implantada a futura escola, equipamento “cujo projeto está em fase de finalização e o respetivo concurso público será lançado em 2021”. Desta forma, a futura escola irá nascer com um pavilhão integrado.

Recorde-se que, no início deste ano, Joaquim Santos e uma delegação de pais de Fernão Ferro, entregou ao vice-presidente da Assembleia da República, António Filipe, um abaixo-assinado pela construção urgente da escola básica dos 2.º e 3.º ciclos e secundária em Fernão Ferro, subscrito por 4370 pessoas. Para o autarca, “este é um equipamento de extrema importância para o concelho e para os munícipes, uma vez que residem atualmente nesta freguesia quase 20 mil habitantes, dos quais 2800 têm até 14 anos. No ano letivo 2018-2019, a freguesia contava com 125 crianças na educação pré-escolar e 625 alunos no 1.º ciclo, distribuídos por 3 jardins de infância e 3 escolas básicas do 1.º ciclo”.

Entende a autarquia que a construção desta escola é urgente, tendo em conta que os encarregados de educação dos alunos que frequentam as três escolas básicas da freguesia são obrigados a procurar oferta educativa muitas vezes no concelho vizinho, dada a inexistência de uma escola dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário neste território. A Escola Básica Dr. Carlos Ribeiro, sede do Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades e que abrange as escolas da freguesia de Fernão Ferro, conta atualmente com 10 turmas a mais do que a sua capacidade, o que a torna insuficiente para garantir os interesses dos munícipes desta freguesia e assegurar o direito a uma escola pública e de qualidade para todos. Perante esta situação, a construção de novas escolas na freguesia de Fernão Ferro é indispensável, de modo que se suprimam as insuficiências existentes e se enquadrem os alunos nestes graus de ensino.