A Escola Básica José Joaquim Rita Seixas, na freguesia do Barreiro, foi o primeiro edifício a ser intervencionado no âmbito de um plano de melhoria do desempenho energético dos vários edifícios municipais.
O vereador Bruno Vitorino explica que a intervenção, da responsabilidade da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, traduz-se na colocação de 50 painéis fotovoltaicos para autoconsumo, integrados na arquitetura do edifício, os quais vão produzir cerca de 60% da energia consumida pela escola.
“Isto quer dizer que os custos da energia produzida pela rede serão reduzidos para 40%, traduzindo-se isto numa poupança anual estimada de, aproximadamente, 4 mil euros por ano”, adianta o responsável por esta divisão.
Bruno Vitorino afirma que “estamos a apostar fortemente nas energias alternativas, nomeadamente nos sistemas fotovoltaicos para autoconsumo”, com o objetivo de reduzir custos financeiros, diminuir emissões e ajudar o ambiente.
“Pretendemos replicar este investimento noutros edifícios municipais, algo que permitirá poupar milhares de euros ao município. A verba poupada poderá ser canalizada para outras necessidades ao nível das escolas, como por exemplo a climatização das salas de aula, porque em muitas escolas simplesmente não existe qualquer sistema de aquecimento das salas e as crianças passam frio no inverno, e calor no verão”, sublinha.
No comments!
There are no comments yet, but you can be first to comment this article.