O Espaço Integrar – Associação de Familiares e Amigos para a Autonomia Pró-Saúde Mental, que presta apoio à saúde mental, apresentou-se, esta quinta-feira, no Café Concerto – Fórum Luísa Todi, num evento que contou com a presença de inúmeros representantes de instituições locais e nacionais ligados, sobretudo, ao setor da saúde.

Fernanda Pina de Abreu, presidente da Associação “Espaço Integrar”, começou por recordar que nos primeiros anos de existência a Associação “apoiou familiares no sistema de grupo de autoajuda, mas agora, embora continue o sistema de grupo de autoajuda, já tem a colaboração de psicólogos voluntários”, apelando, simultaneamente, à colaboração de todos na vida do Espaço Integrar.

Já, Ana Clara Sousa Birrento, Diretora do Centro Distrital de Setúbal Instituto da Segurança Social, realçou a importância para o distrito de Setúbal da existência desta Associação que dá resposta “a um problema tão grave como é o da saúde mental”, apoiando não só os doentes, mas também os cuidadores para que estes consigam enfrentar um dia-a-dia sempre difícil e inseguro.

A Câmara Municipal de Setúbal, representada pelo vereador da Inclusão Social, Pedro Pina, que mostrou-se disponível para apoiar a instituição sadina.

Presentes na iniciativa estiveram também a Assessora para a área da Articulação Intersectorial do Programa Nacional para a Saúde Mental na Direção Geral Saúde, Paula Domingos; o Diretor do Serviço de Psiquiatria, António Gamito, em como diversas instituições, entre as quais a APPDA, CARITAS, LPCC, Cruz Vermelha e o Centro Hospitalar de Setúbal.

Partilhe esta notícia