A partir de dia 15, será construída uma rotunda no nó de interseção do final da A12 com as avenidas Álvaro Cunhal, Antero de Quental e Pedro Álvares Cabral, nas imediações do futuro Alegro Setúbal.
A obra, que deverá estar concluída dentro de dois meses, permitirá, de acordo com o município, “uma maior fluidez no tráfego automóvel naquela que é a principal entrada na cidade”, devido à criação de três vias de circulação interna.
Durante a reestruturação viária a circulação automóvel estará condicionada, de forma a reduzir os problemas que daí possam advir o trânsito será coordenado por elementos da PSP.
A criação da nova rotunda é uma das ações integradas na operação urbanística em execução naquela área da cidade. O investimento global de 2 milhões, 902 mil e 184,23 euros é concretizado no âmbito da obra de construção do Alegro Setúbal e do Plano de Urbanização da Entrada Norte da Cidade de Setúbal.
Para além da rotunda, estão em marcha diversas operações que procuram tornar mais cómoda e segura a circulação naquela área da cidade, nomeadamente trabalhos de pavimentação, introdução de elementos fixos de definição da rotunda, instalação de sinalética vertical e horizontal, bem como o reperfilamento integral da Avenida Antero de Quental e da Rua Nova Sintra, que terá, brevemente, novos passeios, ciclovias, espaços verdes e locais de estacionamento.
Na Avenida Antero de Quental já está inclusivamente edificado um novo viaduto de acesso ao Alegro Setúbal, com quatro vias de circulação, enquanto no subsolo foram executados trabalhos de reabilitação dos sistemas de distribuição de água e drenagem de esgotos domésticos e pluviais, trabalhos entretanto alargados a outras zonas da cidade.