Seis dias inesquecíveis. E estão mesmo a chegar. Falta tão pouco! As emoções vão estar ao rubro com as Festas Populares de São Pedro 2017. Tony Carreira e João Pedro Pais serão apenas duas das razões para vir ao Montijo, de 27 de junho a 2 de julho.

Na apresentação do programa das Festas de São Pedro, que teve lugar no dia 21 de junho, no Jardim da Casa Mora, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, referiu que “as festas são um resultado coletivo de toda a comunidade montijense, das associações, das coletividades, das nossas tertúlias, dos (as) voluntários (as), dos elementos da comissão de festas, das instituições económicas, da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, entre outros”.

“Este ano, as festas têm uma programação que reflete os grandes valores da cidade: a diversidade e a abertura. São estes valores que vamos celebrar”, afirmou o autarca.

O presidente da Comissão de Festas, José Manuel Santos afirmou que este ano o arraial tem seis mil metros, 40 mil pontos de iluminação. Vão ser 148 eventos e 4828 participantes, que vão atuar durante os seis dias de festa”.

As festas arrancam a 27 de junho, às 19h00, com a abertura oficial junto ao edifício dos Paços do Concelho, onde se fará ouvir o hino das Festas Populares de São Pedro. Neste primeiro dia de programa, destaque para o concerto de João Pedro Pais, no palco da Praça da República, às 22h30.

No dia 28 de junho, às 22h00 na Praça da República, a noite será da Popular FM com a atuação de vários artistas convidados.

Dia de São Pedro, quinta-feira, dia 29 de Junho, às 7h00, a Procissão Fluvial vai sair do Cais das Faluas. A Procissão Noturna em Honra de São Pedro está marcada para as 22h00 e será um dos momentos altos da nossa festa, com cerca de 26 andores presentes.

Como habitualmente, no dia de São Marçal, 30 de junho, vai voltar a cumprir-se a Arrematação das Bandeiras e Imagens e o Tradicional Almoço da Classe Piscatória. À noite as Marchas Populares desfilam na Avenida dos Pescadores e na Praça da República.

Às 00h00 é a hora da ansiada Grande Noite de Comes e Bebes e do Pescador com “O Grande Churrasco” e massa de peixe, junto à SCUPA, com o apoio da Raporal/STEC no Bairro dos Pescadores e na Praça Gomes Freire de Andrade.

No dia 1 de julho, sábado, uma novidade: às 13h00, na Rua Humberto de Sousa, realiza-se o primeiro Almoço do Grupo de Amigos do Bairros dos Pescadores. Um dia de festas que irá terminar com “O Grande Churrasco”, às 00h30, na Rua Joaquim de Almeida, e o Bibe Elétrico, a partir da 01h00, com saída do Largo da Sibéria.

No domingo, dia 2 de julho, terá lugar o I Encontro de Charangas Festas Populares de São Pedro e o almoço “Pé na Areia” entre tertúlias, moradores e amigos, na Rua Joaquim d’Almeida.

A Rua Joaquim de Almeida e a Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos são o palco principal das tradições tauromáquicas. No dia 1 de julho, às 17h00, sairá da Rua Joaquim de Almeida o Cortejo Marialva com campinos trajados a rigor e cabrestos. No dia 2 de julho, a Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos, vai receber uma aula Prática de Toureio a Pé, com as escolas taurinas do Montijo, de Badajoz e de Sevilha. Outra importante novidade tauromáquica das Festas de São Pedro 2017 é a realização, pela primeira vez em muitos anos, de duas corridas de toiros: no dia 28 de junho e no dia 1 de julho.

E para acabar… Tony Carreira, no dia 2 de julho, no palco da Frente Ribeirinha, com início às 22h30, num espetáculo ímpar, ao que se seguirá o tradicional fogo-de-artifício piromusical e a queima do Batel.