A 1.ª edição do Encontros- Festival de Teatro de Alcácer do Sal realiza-se entre os dias 5 e 28 de junho. A iniciativa organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Água Ardente – Produções Teatrais vai trazer à cidade quatro companhias de teatro, uma exposição fotográfica, workshops de teatro com a atriz Lídia Franco, Carolina Macedo e Olavo Nóbrega, um espetáculo com Teatro e Dança, o Projeto PensarTeatro do Grupo de Teatro da Associação de Saúde Mental Dr. Fernando Ilharco, de Setúbal, com uma peça de Teatro-Terapia.
O Encontros vai contar também com um espetáculo de Teatro- Música, uma peça infantil, Teatro de Improviso, o espetáculo da atriz Ana Bola, “Ana Bola sem filtro” e a encerrar o 1.º Festival de Teatro, o destaque vai para o Teatro de Rua no recinto da PIMEL, a Feira do Turismo e das Atividades Económicas, que começa dia 26 de junho.
O Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal, a Cripta Arqueológica e o recinto da PIMEL são os palcos do Encontros, que segundo o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença pretende “afirmar Alcácer como um espaço de cultura, saber, criatividade, partilha e de valores”.
Durante a apresentação do Festival, esta manhã, na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, o autarca afirmou que “o Festival é para continuar com a possibilidade de serem convidadas companhias de outros países”, afiançando que a aposta nesta primeira edição é “dar a conhecer o evento porque depois é mais fácil recolher apoios”.
O edil recordou que lançou o repto ao Olavo Nóbrega – ator e diretor artístico do Festival e à Água Ardente Produções Teatrais, companhia radicada no concelho de Alcácer do Sal – para a parceria, desafio que foi imediatamente aceite.
Olavo Nóbrega, ator e diretor artístico do Encontro- 1.º Festival de Teatro de Alcácer do Sal explicou a seleção das companhias e da programação: “o nosso objetivo era que não houvesse repetições e que a programação fosse abrangente para os vários públicos e penso que isso aconteceu”.
O ator admitiu que o convite da autarquia deixou a companhia “com muita responsabilidade”. “Abraçamos a causa com muita seriedade, trazendo a Alcácer atores com energias distintas”, destacou.
Os espetáculos vão ter um preço de cinco euros e vai existir um bilhete de 20 euros para todos os espetáculos.