Aconteceu nos dias 15 e 16 de junho, na Praia dos Moinhos, em Alcochete, o Festival Liberdade 2018. Uma iniciativa promovida pela AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal e os seus municípios associados, em parceria com o Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal.

Dois dias de música, dança, teatro, cinema, demonstração de diversas atividades desportivas, de exposição de trabalhos de uma dezena de jovens artistas da região na vertente das artes visuais, de encontro do movimento associativo juvenil e de conversa / debate sobre os “70 anos da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Homem”.

Com entrada livre, esta iniciativa contou como cabeças de cartaz: Valas, Piruka, DJ Gamiix, DJ Setecta Clemente, Persona 77, Marta Ren & Groovelvets, Richie Campbell e com a transmissão em direto, do recinto do Festival, do Programa Maluco Beleza, de Rui Unas, com a apresentação dos espetáculos do Palco Principal – Palco Liberdade – e entrevistas aos artistas, autarcas e associações juvenis.

O objetivo do Festival Liberdade – que já vai na sua 5ª edição – é comemorar os valores da Liberdade e a Revolução de Abril, potenciar o envolvimento da juventude e do seu movimento associativo na construção do festival, dando-lhes a oportunidade de dinamizar os espaços, as iniciativas e os conteúdos que o integram.

Esta edição contou com envolvimento de mais de três dezenas de estruturas de juventude, com a participação de mais 900 jovens na sua produção e mais de 35.000 visitantes.

O Presidente da AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal, afirmou na entrevista a Rui Unas, que a próxima edição do Festival Liberdade, a realizar em 2019, ruma ao Litoral Alentejano, ficando por divulgar o concelho que o acolherá.