No passado dia 28 de Março, realizou-se a 1a reunião do Fórum Municipal da Juventude, no Centro de Estágio, Albergue da Juventude, em Alcochete. Contou com a presença de membros de várias associações, grupos de jovens e juventudes partidárias, tendo a oportunidade de estes serem apresentados aos presentes do fórum.

No concelho mais jovem do distrito de Setúbal em termos proporcionais, há muito tempo que a JSD Alcochete tem defendido a implementação de um espaço de discussão para que os jovens do município tenham a oportunidade de contribuir para a melhoria das condições de vida de Alcochete, nomeadamente, em matérias relacionadas com a política de juventude que parece ser uma grande debilidade da Câmara Municipal. Assim, foi com elevado agrado que a JSD Alcochete recebeu a notícia da implementação do Fórum Municipal da Juventude que deverá ser sempre um espaço de permanente discussão e construção política, e nunca algo temporário ou eleitoralista.

Não podemos de deixar de fazer alguns reparos a esta medida, no sentido de que peca por tardia, visto que a JSD Alcochete, em 2013, em 2014 e em 2015, propôs, em plena Assembleia Municipal, a implementação do Conselho Municipal da Juventude, sempre com o objetivo de dar voz aos jovens do nosso concelho e esta foi sempre rejeitada pela CDU, sendo que algumas vezes sem qualquer fundamento válido.

Durante a reunião, foi apresentado e levado a votação o regulamento onde constam as normas de funcionamento do fórum, tendo a JSD Alcochete optado por abster- se sobre este regulamento, uma vez que este demonstra pouco claro quanto ao funcionamento, a intenção de voto, o horário e ao local. A JSD Alcochete defende que o funcionamento do novo Fórum Municipal da Juventude tenha como base a Lei no 8/2009, de 18 de Fevereiro, que estabelece as normas de funcionamento dos Conselhos Municipais da Juventude e que é adotada por Municípios como Odivelas, Barreiro ou Loures. Por último, foi apresentado, por um membro da A.M.R.S, “Festival Liberdade” e também, por um membro dos escuteiros, uma iniciativa “Alcochete a Mexer”.