A CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral apresenta, no próximo dia 29 de outubro, às 15h, no Cineteatro Grandolense, o Manual de Orientações Técnicas para um Alentejo Litoral Mais Acessível, que resultou do projeto RAMPA.

Este Manual pretende constituir-se como uma referência para futuras intervenções no espaço público, considerando que este deve ser Acessível para Todos.

O projeto RAMPA debruçou-se sobre o espaço público, nas suas múltiplas dimensões, com enfoque sobre a Acessibilidade Para Todos. Nesse sentido, foi levada a cabo uma análise detalhada das barreiras existentes que condicionem a mobilidade e a acessibilidade, num conjunto de estudos que consideraram os cinco municípios do Alentejo Litoral: Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.

Entre os diversos resultados do projeto encontra-se este Manual de Orientações Técnicas, composto por uma vasta sistematização de boas práticas que permitirão uma maior democratização do espaço público, tornando-o mais acessível e maximizando o seu usufruto quer por residentes, quer por turistas.

De acordo com a organização, “o manual em presença não se constitui como um normativo e deve, antes, ser entendido como um referencial de boas práticas a considerar no planeamento para futuras intervenções no espaço público, tanto pelos Municípios como por todos os restantes atores que agem sobre o planeamento e execução dessas intervenções”.

Consulte o programa aqui : programa