As Conferências do Montijo arrancaram hoje, dia 19 de junho, no auditório da Escola Profissional do Montijo, com a primeira sessão dedicada à “Inovação e Empreendedorismo a Sul do Tejo”.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, realçou a importância da iniciativa “para despertar o interesse pela temática da inovação e do empreendedorismo e encontrar soluções para tornar mais competitivo o tecido empresarial do concelho”.
Para Nuno Canta “as autarquias locais entraram numa nova fase da sua história onde a importância da competitividade, da inovação e do planeamento estratégico do mundo empresarial estão na ordem do dia. Dentro das suas competências, a Câmara do Montijo tudo fará para impulsionar o investimento nacional e estrangeiro no nosso território”, afirmou.
O presidente do Conselho de Administração da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, João Martins, e o diretor da Agência de Inovação, João Fernandes estiveram, também, presentes na sessão de abertura.
Nesta primeira sessão das Conferências do Montijo, no período da manhã, foram intervenientes investigadores da Portugalfoods e da Escola Superior Agrária de Coimbra que abordaram as principais questões relacionadas com a inovação nos sectores agrícola e agroalimentar. No período da tarde, num formato de mesa redonda, estiveram representantes de empresas do Montijo que debateram as ameaças, barreiras e oportunidades à inovação.
As Conferências do Montijo constituem um modelo alternativo aos modelos atuais de conferências, procurando associar o debate de ideias à sua efetiva operacionalização, no formato de mesa redonda com os principais empreendedores.
Fonte: CMMontijo