Rodrigo Lourenço toma posse na próxima segunda-feira, dia 2 de março, como pró-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para as áreas da Qualidade e Promoção do Sucesso Académico. A cerimónia, agendada para as 14h00, decorrerá na Sala de Atos dos Serviços Centrais, campus de Setúbal. 

Professor adjunto, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), o docente conta com um percurso de mais de 20 anos no IPS, com um trabalho de investigação (doutoramento) na área da Gestão (especialidade em Estratégia), focado no desempenho organizacional das instituições de ensino superior públicas portuguesas.  

Rodrigo Lourenço é atualmente coordenador da licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial, curso de cuja criação foi um dos responsáveis, tendo lecionado perto de 20 unidades curriculares, a maioria delas como regente.  É membro da Unidade para a Qualidade e para a Avaliação (UNIQUA) do IPS, desde a sua criação e, entre outros cargos de direção, desempenhou as funções de vice-presidente dos conselhos Pedagógico e Diretivo da ESTSetúbal/IPS.

É também membro da equipa coordenadora da RIQUAL – Rede de Investigadores da Qualidade e um dos associados fundadores do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa.

“Quer a qualidade, quer o sucesso académico, não são áreas que se jogam num único tabuleiro. Jogam-se em múltiplos tabuleiros e com múltiplas influências, estando verdadeiramente dependentes de um esforço coletivo e integrado”, considera o docente, adiantando que o que lhe cabe é “reforçar e melhorar as condições a proporcionar aos diferentes intervenientes dos processos, nomeadamente no que se refere ao ensino-aprendizagem, para que estes possam atuar não apenas numa perspetiva individual, mas fundamentalmente numa perspetiva coletiva, coordenada e articulada”.  

Liderada por Pedro Dominguinhos, a equipa da presidência do IPS para 2018-2022 mantém como vice-presidentes os docentes Ângela Lemos, Susana Piçarra e Pedro Ferreira, e ainda Carlos Mata, na qualidade de pró-presidente.