Alunos do secundário e profissional passam uma semana no Politécnico de Setúbal

 

Meia centena de jovens do ensino secundário e profissional de todo o país vão embarcar, entre os próximos dias 24 e 29 de julho, na sua primeira aventura pelo ensino superior em mais uma edição da IPStartUp Week, iniciativa conjunta do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e do grupo Fórum Estudante, que tem como parceiros institucionais as câmaras municipais de Setúbal e do Barreiro e a Junta de Freguesia de São Sebastião (Setúbal).

 

O desafio reside em experimentar, de forma lúdica e pedagógica, a oferta formativa ao dispor no IPS, através de um programa vasto que permite vivenciar um pouco do que será prosseguir estudos em cada uma das suas cinco escolas superiores, ajudando a esclarecer dúvidas e a tomar, no futuro próximo, uma decisão fundamentada.

 

Um peddy-paper, uma visita ao Moinho de Maré da Mourisca e uma sessão de “quebra-gelo” a cargo da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), com atividades de animação e intervenção sociocultural em grupo, vão preencher a programação no dia do arranque.

 

Na quarta-feira, 25, a proposta é rumar até à Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS) e construir em equipa uma peça em 3D, além de participar em várias experiências que permitirão entrar em contacto com áreas como a Bioinformática, Tecnologias do Petróleo, Biotecnologia e Engenharia Química. O dia prossegue com uma caminhada na Mata da Machada – Centro de Educação Ambiental do Barreiro e encerra com uma conversa com empreendedores, promovida pela Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo (UAIIDE-IPS).

 

Ser “Acupuntor por um dia” é o desafio da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS) para o arranque do terceiro dia, 26, numa atividade onde se desvendarão os princípios e fundamentos desta técnica milenar da Medicina Chinesa. À tarde, o grupo, dividido em equipas, vai disputar o concurso EmpreendLAB, uma atividade em que se propõe partir à descoberta dos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) – Mecânica, Ambiente, Eletrotecnia e Eletrónica, Automação e Instrumentação – para daí retirar ideias de projetos inovadores.

 

Na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), os 50 participantes terão ainda, na sexta-feira, 27, a oportunidade de passar o dia “Na pele de um empreendedor”, explorando competências nas áreas da criatividade, trabalho em grupo e comunicação.  E até domingo, dia da despedida, estão ainda previstos um piquenique na praia, uma visita ao centro histórico de Setúbal e o making of “My StartUp Life”, dinamizado pela ESE/IPS, que propõe conceber e realizar um produto audiovisual sobre esta primeira experiência no ensino superior.

Partilhe esta notícia