O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e a Vereadora da Cultura, Regina Janeiro, apresentaram, no dia 4 de abril, à comunicação social, o programa de comemorações do 42º aniversário do 25 de Abril. O Desfile da Liberdade e os concertos com Jorge Palma e Capicua, na noite de 24 de abril, no Parque da Cidade, e o Hastear da Bandeira, no dia 25, pelas 11h30, nos Paços do Concelho, são alguns dos destaques. Na conferência de imprensa estiveram presentes também eleitos das Freguesias do Concelho do Barreiro.

Regina Janeiro salientou que o programa de comemorações do 25 de Abril conta com mais de 100 iniciativas e o envolvimento de cerca de 60 entidades, entre elas, a CMB, as uniões/junta de Freguesias, as coletividades, etc. “É um programa, dirigido a vários públicos, onde todos têm a sua própria voz”, referiu a Autarca.
Do vasto programa de Comemorações, salienta-se a Sessão Evocativa do 25 de Abril e do 40º aniversário da Constituição da República Portuguesa, realizada pela Assembleia Municipal, a 22 de abril, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, e a iniciativa “O Poder Local Democrático Fruto de Abril”, a 6 de maio, no Espaço Memória.
No âmbito da Educação, Regina Janeiro destacou as iniciativas “Histórias Vividas e Contadas no 25 de Abril”, que completa 10 anos, e “Libert’arte 2016”, que este ano terá cerca de 1000 azulejos pintados pelos alunos das escolas do Concelho. O painel de azulejos será aplicado na fachada lateral do Edifício Américo Marinho, no Parque da Cidade, e inaugurado na noite de 24 de abril.
O Presidente da CMB sublinhou o papel do Barreiro na “luta pela Liberdade e Democracia”. “Quando tudo parecia impossível, foi possível semear a esperança, lutar pela Democracia, pelos direitos”, referiu o Carlos Humberto de Carvalho, salientando que é necessário transmitir às gerações mais novas que a importância de “intervirmos, de exercermos os nossos direitos”.

Consulte AQUI o programa completo

Partilhe esta notícia