O Mar de Sesimbra na Europa e no Mundo é o tema da 12.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens (AMJ), um assunto pleno de atualidade, não apenas pela sua influência na identidade e economia sesimbrenses, mas também pela discussão crescente em torno da economia do mar.
À semelhança dos anos anteriores, o projeto volta a proporcionar aos alunos do 3.º ciclo de cinco agrupamentos de escolas do concelho diversas experiências, entre elas uma visita de estudo, e o acompanhamento do dia-a-dia dos eleitos locais, no âmbito da iniciativa Eleito Por um Dia, que lhes darão um conhecimento mais aprofundado sobre a vida e realidade do meio em que se inserem, e que os ajudarão a elaborar as suas propostas, que serão apresentadas, discutidas e votadas no dia 9 de maio.
Cada escola irá ainda apresentar dois trabalhos alusivos à temática, a fim de serem expostos juntamente com os que forem elaborados no âmbito do 8.º concurso As Cores da Cidadania, numa exposição que decorrerá de 5 a 17 de maio, na Sala Multiusos da Fortaleza de Santiago.
A novidade da AMJ 2015 é a criação de um “orçamento”, que se traduzirá na atribuição simbólica de um valor a cada bancada escolar, para que os jovens alicercem as suas propostas numa perspetiva orçamental.
«Independentemente das ideias que apresentem é fundamental que tenham uma noção mais clara do que é um orçamento e da importância de o cumprirem, seja ao nível da gestão do orçamento familiar, nas empresas ou nas instituições públicas», refere a presidente da Assembleia Municipal, Odete Graça, criadora da AMJ, que aponta outras semelhanças com o funcionamento de uma Assembleia Municipal.
«A participação na AMJ vai também ajudá-los a perceber como funcionam os órgãos autárquicos, por isso serão eles que irão eleger o presidente e os secretários da mesa da AMJ, em março, no Cineteatro Municipal João Mota», sublinha.
Depois da experiência positiva em 2014, com a criação da PAMJovem, a Assembleia Municipal voltará a disponibilizar esta plataforma eletrónica, onde serão organizadas e compiladas todas as informações respeitantes ao projeto, nomeadamente documentação de apoio, lista de alunos, propostas, eleição e visitas de estudo. Trata-se de uma ferramenta que pretende proporcionar uma maior interação entre todos os participantes, e será de acesso restrito aos responsáveis pelo projeto, líderes de bancada municipal, líderes de bancada escolar, mesa da AMJ e Comissões de Líderes dos Grupos Municipais.
A Assembleia Municipal de Jovens tem como objetivo fomentar a participação das novas gerações, reforçar o espírito de cidadania, contribuir para a sua formação, através do desenvolvimento da sua personalidade e formação do caráter, e proporcionar-lhes um maior conhecimento da realidade local e das instituições democráticas.
A iniciativa também tem sido destacada como um bom exemplo de promoção da cidadania, e é uma referência nos projetos educativos das escolas do concelho.
Em 2015 participam o Agrupamento de Escolas de Sampaio – Escola Secundária de Sampaio, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho – Escola Básica 2,3 de Sesimbra Navegador Rodrigues Soromenho, Agrupamento de Escolas Michel Giacometti – Escola Básica 2,3/S da Quinta do Conde Michel Giacometti, Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde – Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, e Agrupamento de Escolas da Boa Água – Escola Básica Integrada da Boa Água.
As Cores da Cidadania
No âmbito da AMJ realiza-se a 8.ª edição do concurso As Cores da Cidadania. A iniciativa destina-se aos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico de 14 escolas do concelho, e pretende promover a realização de trabalhos inéditos nas áreas da poesia, composição e desenho, alusivos à mesma temática da AMJ.
Os vencedores de cada uma das áreas serão conhecidos no dia 9 de maio, em cerimónia a realizar na Sala Multiusos da Fortaleza de Santiago.
O concurso As Cores da Cidadania tem como principais objetivos aprofundar o conhecimento e o espírito crítico da vivência em sociedade, incentivar o sentido artístico e literário, e sensibilizar os mais novos para os direitos e deveres em cidadania entre povos e culturas diferentes.