Durante o VI Congresso Distrital da Juventude Popular de Setúbal, realizado no passado sábado, dia 18 de outubro, em Setúbal, foi aprovada uma moção, inédita da Juventude Popular (JP), que “no essencial, defende o fim das corridas de touros em Portugal”.
Em nota, a recém-eleita estrutura distrital da JP, admite que a moção “gerou grande controvérsia”, realçando no entanto que a aprovação da moção espelha que “há um novo espírito nesta estrutura, que não tem medo de demonstrar a sua irreverência e diferença face aquilo que é habitualmente a opinião da maioria”.
Para além desta moção, foram aprovadas outras moções que defendem “uma reforma do sistema eleitoral, através de círculos unonimais, uma revisão da lei do aborto, com o fim das IVG gratuitas no Sistema Nacional de Saúde, e a necessidade de uma maior responsabilidade social por parte dos partidos políticos”.
A nova estrutura defende ainda, na moção Nos Liberi Sumus, que o CDS-PP “oiça os seus militantes antes de tomar qualquer decisão relativamente a coligações pré-eleitorais”.