O Museu de Arqueologia e Etnografia do distrito de Setúbal vai realizar no próximo dia 21 de novembro, sexta-feira, às 21h30 a palestra “A fotografia como meio de conhecer e entender o mundo”, no âmbito da iniciativa Sextas de Fotografia, com o fotógrafo Maurício Abreu.

 

Maurício Abreu nasceu em Coimbra em 1954, estando radicado em Setúbal desde 1964.

Concluiu a licenciatura em engenharia electrotécnica no IST em 1978. A partir de 1983, dedicou-se exclusivamente à fotografia, tendo desenvolvido diversos trabalhos como fotógrafo, produtor e editor, nas áreas do património natural e cultural, da etnografia e da arquitectura tradicional.

É autor e editor de uma colecção de livros fotográficos sobre várias regiões de Portugal: Alentejo, Ribatejo, Açores, Madeira, Algarve, Setúbal, Norte Alentejano, com textos de Hélder Pinho, Álamo de Oliveira, João de Melo, Vicente Jorge Silva, Nuno Júdice, Francisco José Viegas, Isabel Vitor, LuísJorge Gonçalves, Ana Duarte e José Manuel Fernandes.

Tem diversos livros publicados nas principais editoras portuguesas.

Em 1997 foi-lhe atribuída a Medalha de Honra de Cultura da Cidade de Setúbal.

Em 2009 foi eleito QEP (Qualified European Photographer) pela FEP (Federação das European National Professional Photographers Associations ) na Bélgica.

Partilhe esta notícia