A Câmara Municipal de Palmela associa-se ao Programa VER: Viveiro de Emprego Regenerador, iniciativa da Cooperativa Biovilla que resulta de uma candidatura e financiamento aprovados no âmbito do Portugal Inovação Social.
Trata-se de um programa de criação de autoemprego que visa, por um lado e no imediato, gerar 4 postos de trabalho e, por outro, a dinamização de um processo de capacitação para cerca de 120 participantes, com a duração de 8 meses, em três fases, ao longo de 2021 e 2022.
O Programa VER encontra-se na sua fase de lançamento e as candidaturas para a 1ª fase estão abertas até dia 26 de março, prevendo-se que o primeiro grupo de formandos inicie a sua experiência em abril.
O VER destina-se, em particular, a desempregados de longa duração e desempregados jovens das regiões de Palmela e Setúbal e assenta em 4 domínios – «Sementes, Floresta Autóctone e Hortas Biológicas», «Ervas Medicinais e Cosmética Natural», «AgroTurismo e Turismo de Natureza» e, por fim, «Transformação de Alimentos e Alimentação Saudável» – prioridades da Biovilla, em sintonia com a sua missão e em articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este programa abre, ainda, caminho aos Parceiros de Impacto, ou seja, todos aqueles que acreditam num mundo mais sustentável e em missões partilhadas.
Partilhando os objetivos e visão do «Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem», que celebrou em dezembro de 2020, o Município de Palmela acredita na urgência de criar ferramentas que reduzam o desemprego jovem e promovam a sua qualificação, facilitando o acesso à informação e aos experts, reforçando a cooperação entre as instituições locais.
Mais informações em https://www.biovilla.org/ver .