Após mais de cinco anos de esforços e insistência junto do Instituto Nacional de Emergência Médica, a nova ambulância INEM dos Bombeiros de Pinhal Novo entrou hoje em funcionamento.

A nova ambulância INEM, adquirida pelos Bombeiros de Pinhal Novo, que resulta de um investimento total de 60 mil Euros, foi comparticipada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica em 50 mil Euros, sendo o restante valor suportado pela Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo, vindo este moderno meios de socorro substituir a antiga ambulância INEM operada por este corpo de bombeiros e que se encontrava avariada.

A nova ambulância INEM, que a nível nacional é a primeira com a nova decoração a entrar em funcionamento, depois da obtenção da licença de transporte de doentes do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Esta ambulância encontra-se equipada com meios de imobilização e controlo de infeção, assim como de suporte básico de vida e de monitorização de parâmetros vistais, do qual se salienta um monitor desfibrilhador que, de forma a dar cumprimentos às mais recentes recomendações da ERC – European Resuscitation Council, além dos traçados cardíacos, permite avaliar a qualidade das compressões torácicas, dando indicações em tempo real ao reanimar para corrigir eventuais desvios do ritmo ou profundidade das mesmas.

No último ano, os Bombeiros de Pinhal Novo responderam a 3744 alertas de emergência médica e 134 alertas de acidentes rodoviários, dos quais resultaram 4008 doentes ou vítimas assistidos, e ainda 211 transferências de doentes entre unidades hospitalares, o que tem justificado o investimento nos últimos cinco anos em quatro novas ambulâncias de socorro, sendo a ambulância INEM a única que foi cofinanciada por uma entidade externa.

—–

A Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo, fundada em 1 de maio de 1951, tem como missão a proteção de pessoas e bens, detendo para o efeito um Corpo de Bombeiros Voluntários.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo possui atualmente 136 bombeiros (nos quadros de comando, ativo e reserva) e ainda 56 elementos que integram a fanfarra ou a escola de infantes e cadetes, assim como os estagiários que se encontram a frequentar o curso de formação para ingresso na carreira de bombeiro. O quadro de pessoal foi aumentado em 2016, possuindo atualmente a tipologia de CB2, sendo o corpo de bombeiros com maior quadro de pessoal do Concelho de Palmela,

A área de atuação do Corpo de Bombeiros de Pinhal Novo corresponde à totalidade da freguesia de Pinhal Novo e parte da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, totalizando uma área de atuação total de 132,33 Km2 e aproximadamente 30 mil habitantes.

Embora a principal atividade desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros de Pinhal Novo seja o serviço de assistência a feridos e doentes, com cerca de 11851 ocorrência em 2016, e cerca de 18531 doentes e feridos transportados no mesmo período, o risco de incêndio florestal também é muito acentuado, pois existem na sua área de atuação 6354 ha de área florestal, assim como 711ha de matos e pastagens e 4656ha de território agrícola, que tornam este território rural bastante vasto.

Para além do importante núcleo urbano de Pinhal Novo, no território rural, a malha urbana é dispersa, com pequenos aglomerados populacionais, habitações isoladas e dispersas pelo vasto território rural, que em situações de incêndio florestal agravam significativamente o risco para as pessoas, património e ambiente, caso o socorro não seja rapidamente efetivado.