Após quatro jornadas Porto e Sporting lideram em conjunto o campeonato português com o Benfica logo atrás a apenas um ponto. A jornada começou logo na 6ª feira com um resultado que poucos esperavam mas que se ajusta ao que se passou em campo, o Benfica acabou por golear o Belenenses por uns concludentes 6-0. Os encarnados tinham pela frente uma equipa que já tinha realizado sete jogos oficiais e que ainda não tinha perdido mas o Benfica teve neste jogo a eficácia que lhe faltou num passado recente. Jonas é cada vez mais uma confirmação no ataque do Benfica e Mitroglou parece estar a ganhar um lugar ao lado do atacante brasileiro, os dois apontaram 8 dos 13 golos do Benfica até agora.

Os encarnados partem assim bastante motivados para o clássico no Dragão mas o Porto tem também os níveis de motivação em alta principalmente depois de terem vencido o Arouca, adversário que já causou dissabores ao Benfica. O grande destaque deste jogo foi Jesus Corona, o jogador mexicano reforçou os dragões no último dia do mercado de transferências e não podia ter pedido melhor estreia apontando dois dos três golos dos azuis e brancos. Aboubakar também apontou um golo e afirma-se até agora como o melhor marcador do Porto com 4 golos estando à altura de substituir Jackson Martínez que se mudou para o Atlético de Madrid.

O Sporting conseguiu também uma vitória importante e num terreno onde normalmente não tem sido feliz nas últimas épocas. A vitória por 2-1 em Vila do Conde coloca o Sporting no pelotão da frente mas confirma também a cada vez maior importância que Adrien, Slimani e Carrillo têm no conjunto orientado agora por Jorge Jesus. A renovação do contrato de Carrillo tem sido notícia quase todos os dias na imprensa nacional e a direção do Sporting está a fazer todos os esforços para manter o jogador peruano que está quase em fim de contrato. O Sporting, caso vença o seu jogo em casa na próxima jornada frente ao Nacional da Madeira pode até ficar isolado na liderança do campeonato mas os leões vão entrar em campo já a saber o resultado do Porto-Benfica.

Até ao grande jogo da próxima jornada podemos acompanhar os jogos das competições europeias com Benfica e Porto a disputarem a Liga dos Campeões e com Sporting, Braga e Belenenses a disputarem a Liga Europa. No clássico Porto-Benfica serão vários os destaques, o confronto entre dois guarda-redes que já foram considerados os melhores do mundo, uma luta pelos melhores marcadores que parece que se está a estabelecer entre Jonas e Aboubakar, o reencontro de Maxi Pereira com o Benfica entre muitos outros. Até para a semana.