O Grupo «Os Contaminados – Concelho do Seixal», realizou, no passado sábado, dia 19/12/2016, a sua primeira reunião, que teve lugar na Sociedade Musical 5 de Outubro, a quem se agradece a amável colaboração.

O principal objetivo era debater, de forma mais ampla e organizada, as questões que estão na base da formação do grupo, ou seja: a selvática emissão de poeiras e gases com origem na SN-Seixal, SA, para além de ruídos – especialmente um, que tem origem na central de oxigénio da fábrica. Tudo isto conjugado com a forma passiva como a administração local e a administração central têm lidado com um facto que, para além de crime ambiental, é um grave atentado à SAÚDE PÚBLICA.

“Os Contaminados” nada mais pretendem do que defender a saúde pública, recusando servir de palco a lutas partidárias.

Não pretendem o fim da SN-Seixal, SA, mas exigem que a empresa respeite as regras ambientais a que está obrigada, em proveito da população e da saúde e do futuro profissional de todos os que nela trabalham.

Tendo o acima exposto por base, foi decidido:

1. Constituir, a partir do grupo, uma associação com os mesmos fins que têm orientado, até agora, a ação de “Os Contaminados”;
2. Continuar e incrementar as ações de denúncia da situação, reunindo provas das práticas poluidoras da SN-Seixal, SA;
3. Exigir do Poder Central e do Poder Local uma resposta de acordo com a gravidade da situação;
4. Promover as ações tendentes a informar, sensibilizar e mobilizar a opinião pública e a comunicação social para as causas (ambientais e de saúde pública) que se defendem;
5. Garantir apoio jurídico para os fins que o grupo/associação pretende alcançar;
6. Levar às instâncias internacionais, designadamente às da Comunidade Europeia e outras, como a Organização Mundial de Saúde, o problema vivido no Seixal, especialmente em Aldeia de Paio Pires.

A próxima reunião será no dia 16, na Soc. Musical 5 De Outubro, em Paio Pires, às 20.30.

Para mais informações visite o facebook do grupo em : https://www.facebook.com/groups/contaminados