A perda de um ou mais dentes deve-se a variadas razões, entre as quais se destacam a doença periodontal, cárie dentária e traumatismos locais. Geralmente, o paciente procura tratamento quando a estética está comprometida, mas a ausência de dentes vai além dessa questão, pois representa o comprometimento da integridade do sistema mastigatório.

Quando um dente é perdido, a integridade estrutural de toda a cavidade oral é afetada, tanto do ponto de vista estético como funcional. Pode ocorrer a migração dos dentes adjacentes e opostos, frequentemente observa-se o movimento de inclinação, o que provoca desajuste da oclusão (mordida), prejudicando o funcionamento normal do sistema mastigatório. Além disso, existe o problema de ordem estética. A desarmonia do sorriso pode prejudicar a auto estima do indivíduo, fazendo-o ficar mais introvertido e menos ativo socialmente.

Deve ser realizado um diagnóstico detalhado, avaliando as condições orais do paciente, bem como a sua saúde geral. O tratamento deve ser planeado com cuidado, prestando atenção às reais necessidades do paciente.

Existem diversos tipos de tratamento, e a escolha depende de alguns fatores, tais como indicações, contra indicações, vantagens, desvantagens, custos.

Como opções de tratamento fixo para a ausência de dentes, existem a prótese prótese fixa sobre dentes e prótese sobre implantes.

Seja qual for a opção terapêutica indicada para cada caso, devemos partir sempre de uma boa higiene oral, tanto para bem da nossa saúde oral, como da nossa saúde em geral, nunca esquecendo que a nossa saúde “começa ” pela boca!

Prótese fixa sobre dente: é uma alternativa conservadora, utiliza um dente pilar em cada extremidade do espaço desdentado para sustentar a prótese.

Reabilitação fixa após a cimentação, não podendo ser removida pelo paciente.

Indicações: ausência de um ou mais dentes, anteriores e posteriores.

Contra indicações: dentes pilares com grandes restaurações, estado da raiz do dente pilar muito danificada, e/ou com alterações periodontais, mobilidade e gengivite, higiene precária do paciente.

Vantagens: preparo conservador, custo reduzido, menor tempo de clínica.

Prótese sobre implantes: é um tipo de prótese que utiliza um implante osteointegrado, de forma que a coroa protética seja acoplada a esse implante, ao invés da solução sobre dentes, aqui o pilar é uma raiz artificial (implante), por ausência ou impossibilidade de aproveitamento da raiz do dente natural. Não é necessário o preparo dos dentes adjacentes ao espaço desdentado. Este tratamento consiste em duas etapas: cirúrgica (colocação do implante dentário) e protética (colocação da prótese dentária).

Indicações: desde um dente unitário até uma reabilitação total de uma arcada dentária.

Contra indicações: perda óssea muito acentuada, estado de saúde oral precário, podem ser consideradas contra indicações reversíveis para o início do tratamento.

Vantagens: reabilitação fixa, preservação de dentes adjacentes no caso de reabilitações parciais, maior conforto, confiança e auto estima aquando das reabilitações totais quando comparadas com as próteses removíveis, pois o tamanho da prótese é bastante mais reduzido não necessitando de meios de fixação adicionais (vulgares “colas”), bastante mais estabilizadas e “seguras”, levando a que, quem as tem nem sequer se lembre que as possui, tal o conforto e bem-estar proporcionado.

Visite o seu médico dentista, e certamente em conjunto encontrará a melhor solução para o seu caso!
Coloque um sorriso harmonioso no seu rosto!

 
Médico Dentista Nuno Alegria

Clínica Médica Dentária Nuno Alegria

Contacto: clinicanunoalegria@hotmail.com

Site: http://www.centroimplantologiaalmada.com/

Facebook: https://www.facebook.com/centroimplantologia.almada