A Granfondo da Arrábida percorrerá as estradas da serra a 11 de outubro, com partida e chegada no Castelo de Palmela. Trata-se de uma prova aberta de ciclismo de estrada, de caráter internacional, promovida pela Lima e Limão Cycling Services, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, da Associação de Ciclismo de Setúbal e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A primeira edição do evento foi apresentada, publicamente, no dia 12 de junho, no Palácio da Bacalhôa, onde a organização sublinhou a tradição de Palmela enquanto terra de ciclismo e afirmou o objetivo de posicionar as estradas da Arrábida como referência internacional para a prática da modalidade. A associação ao turismo desportivo e de natureza surge de forma incontornável, com o ciclismo de estrada a proporcionar, aos atletas e ao público, oportunidades únicas para desfrutar do enquadramento cénico privilegiado, entre a serra e o mar.

Além da Granfondo – prova de distância longa, com um percurso de 140 quilómetros de extensão e um desnível acumulado positivo de 2500 metros – decorrerá, em simultâneo, uma prova de distância média, com 100 quilómetros e desnível acumulado de 1500 metros. São esperados cerca de um milhar de participantes.

Ana Antunes, Bruno Pais e o palmelense Rafael Reis – que está a representar Portugal nos Jogos Europeus de Baku, no Azerbaijão – são a embaixatriz e os embaixadores da 1.ª Granfondo da Arrábida, que já tem inscrições a decorrer.

 

Até dia 30 de Setembro estão abertas as inscrições para a Granfondo da Arrábida Palmela – FFWD, prova aberta de carácter competitivo que promove a Bicicleta enquanto forma de estar na vida e a Região de Palmela enquanto geografia de excelência a esta actividade desportiva.

 

Percursos

 

Mediofondo

100KM

Partida/Chegada: Castelo de Palmela

Objectivo: Percurso com menor dificuldade

Dificuldade técnica: Média

Dificuldade física: Média

Altimetria: +1500

O percurso terá início no Castelo de Palmela, onde a parte inicial do percurso é rápida entrando pelo interior do concelho de Palmela em direcção ao Pinhal Novo, seguindo posteriormente para Setúbal. Após Setúbal, os participantes irão encontrar as primeiras dificuldades na abordagem à primeira subida à Serra da Arrábida, onde vai estar colocada a contagem de montanha para a Camisola Rei/Rainha da Montanha. Após a ascensão às Necessidades Velhas com 18% de inclinação na parte final, o pelotão rolará em direcção ao final da prova em direcção ao final da prova com passagem obrigatória na última subida de 3Km com um sector de 800m em paralelos até à meta, novamente no Castelo de Palmela.

 

Granfondo

140KM

Partida/Chegada: Castelo de Palmela

Objectivo: Percurso de maior dificuldade

Dificuldade técnica: Elevada

Dificuldade física: Elevada

Altimetria: +2500

Tal como o primeiro percurso, o Granfondo terá início no Castelo de Palmela e partilhará grande parte do percurso da Mediofondo, indo em direcção ao Pinhal Novo e posteriormente com sentido para Setúbal. Partilhando, inclusive, a primeira grande subida à Serra da Arrábida, onde, também nesta distância, contará o Prémio dos Reis da Montanha. Aquando da chegada às Necessidades Velhas com 18% de inclinação, o pelotão da Granfondo fará uma nova ascensão à Serra da Arrábida por uma diferente vertente onde farão nova passagem   às Necessidades Velhas seguindo então para a parte final da distância, onde passarão pelo 800m de paralelos até à meta, no Castelo de Palmela.

 

Mais informações:

Granfondo da Arrábida
http://www.arrabidagranfondo.com/pt/
Contacto Clube A Bicicleta
João Serralheiro – 919 425 437
info@arrabidagranfondo.com

 

 

Partilhe esta notícia