O Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, dia 29 de junho. O equipamento situa-se no espaço da antiga fábrica corticeira Mundet e pretende ser uma homenagem ao antigo hoquista do concelho Leonel Fernandes. “Com este pavilhão, o concelho reforça a aposta na prática do hóquei em patins, modalidade com grande tradição no Seixal, e que fez história ao conquistar vários títulos nacionais nos anos 50. O pavilhão será gerido pela Associação Criar-T, que tem vindo a formar crianças e jovens nesta modalidade. Esta obra representa um investimento municipal de mais de 1,2 milhão de euros”, referiu o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.
Esta modalidade nasceu no Grupo Desportivo da Mundet, que funcionava precisamente no local onde fica agora instalado o Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes, e foi também aí que se formaram os primeiros atletas, com destaque para Leonel Fernandes, que foi campeão do Mundo, da Europa e Campeão Nacional.
Este equipamento surge no âmbito da revitalização que a autarquia tem vindo a promover dos 15 hectares da antiga fábrica corticeira Mundet, onde está também a ser construído o Hotel Mundet, onde foi criado o Parque Urbano do Seixal e uma oficina coletiva de artes, direcionada para os artistas e artesãos do concelho. Neste espaço está também instalado um Polo do Conservatório Nacional de Música, para além de vários espaços expositivos da antiga fábrica. Aqui ficará também instalado o Espaço Memória da CGTP, que albergará o principal acervo da história e património do movimento sindical do país, numa nova vida que está a ser conferida a este antigo símbolo de trabalho no concelho.
Sobre Leonel Fernandes
Leonel Pereira Fernandes nasceu a 20 de novembro de 1937, na Rua Cândido dos Reis, no concelho do Seixal. Jogador de hóquei em patins no Grupo Desportivo da Mundet, no Seixal, e no Grupo Desportivo da CUF, no Barreiro, destacou-se na Seleção Nacional, sendo detentor do seguinte palmarés:
· Em 1951, aos 14 anos, começou a jogar hóquei em patins no Grupo Desportivo da Mundet, no Seixal
· De 1962 a 1981, até aos 44 anos de idade, alinhou pelo Grupo Desportivo da CUF, do Barreiro, como jogador e treinador das camadas jovens
· Vestiu 109 vezes a camisola da Seleção Nacional e marcou 120 golos pela Equipa de Todos Nós
· Foi Bicampeão Mundial: Santiago do Chile, 1962; Porto, 1968
· Foi Tricampeão Europeu: Porto, 1963; Lisboa, 1965; Bilbau (Espanha), 1967
· Foi Campeão Nacional, pelo GD CUF, 1965
· Foi vencedor de 2 Taças Latinas
· Foi vencedor de 4 Taças das Nações
· Foi vencedor de 2 Taças Ibéricas
No comments!
There are no comments yet, but you can be first to comment this article.