Pegões vai ter relvado sintético

No passado dia 29 de março, na sede da Junta da União das Freguesias de Pegões, foi assinado o contrato para o arrelvamento sintético do Campo de Futebol de Pegões Cruzamento, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. 

Um dia importante para Pegões, pois “há muito que a construção do relvado sintético para a prática de futebol de formação era pretensão dos autarcas da freguesia, dos dirigentes associativos e dos praticantes da modalidade”, afirmou o presidente da junta, António Miguens, salientando que o novo campo vai ser utilizado por cerca de 100 jovens da freguesia.

O autarca revelou, ainda, que irão iniciar-se os procedimentos legais e administrativos para “no interregno dos campeonatos dar início às obras. A junta, em colaboração com a câmara, sempre priorizou os apoios às instituições da freguesia. Podem contar connosco, pois só assim teremos uma freguesia mais desenvolvida e próspera”, disse. 

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, assumiu que “os autarcas são, também, eleitos para construir infraestruturas novas, capazes de satisfazer as necessidades das populações. Durante este mandato, assumimos o compromisso de desenvolver mais os nossos equipamentos desportivos. É um objetivo que temos para com os nossos concidadãos e que queremos cumprir”. 

Abordando a importância do desporto na formação dos jovens, Nuno Canta reforçou que “é extremamente importante termos infraestruturas condignas e capazes para acolher o desenvolvimento desportivo. Este é um contrato que contribui para melhorar a região e a Freguesia de Pegões, ao qual a câmara municipal também se vincula e irá colaborar financeiramente para a sua construção”.

No encerramento da cerimónia, o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, pautou o seu discurso por três notas: proximidade, parceria e sentido de serviço público: “todos somos Estados e, por isso, temos funções perante os nossos cidadãos. Aqui, hoje, cumpre-se uma dessas funções, ou seja, apoiar o tecido associativo e as autarquias no sentido de puderem melhorar as infraestruturas existentes”. 

“Os equipamentos são importantes desde que sejam utilizados pelas pessoas e o facto de termos aqui tantos jovens, alguns deles equipados com a camisola do clube, é sinal que este equipamento tem uso e terá melhor uso. Todos estamos aqui porque queremos qualificar, cada vez mais, o território para melhor servir as pessoas”, concluiu Carlos Miguel. 

O contrato para o arrelvamento sintético do Campo de Futebol de Pegões Cruzamento foi assinado entre a Junta da União das Freguesias de Pegões, a Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT) e surge na sequência da aprovação de candidatura ao Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, Subprograma 2 da CCDR LVT, apresentada pela referida junta de freguesia.

Ainstalação do relvado sintético representa um investimento de 99 205,14 euros, com a referida candidatura a comparticipar 50 por cento deste valor, isto é, 49 602,57 euros. O restante financiamento será assegurado pela Câmara Municipal do Montijo e pela Junta da União das Freguesias de Pegões. 

Partilhe esta notícia