As comemorações do 40.º aniversário do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que estão a decorrer desde o início do ano, chegam no próximo dia 7 de outubro ao seu ponto mais alto, com a tradicional sessão solene do Dia do IPS, que reúne no Fórum Municipal Luísa Todi, espaço nobre da cidade de Setúbal, toda a comunidade académica e parceiros institucionais.

A cerimónia, com início pelas 14h30, marca simultaneamente a abertura do novo ano académico e presta reconhecimento público a trabalhadores docentes e não docentes, estudantes, diplomados, personalidades e parceiros.

Na sessão de abertura, para além do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, são também convidadas a usar da palavra as presidentes da Associação Académica do IPS, Inês Silva, e do Conselho Geral do IPS, Paula Lampreia.

A partir das 16h00, o programa prossegue com a entrega de medalhas e prémios, destacando-se a atribuição de três distinções honoríficas a instituições parceiras, nomeadamente à Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade de Tianjin (China), que recebe o diploma de Mérito Científico e Tecnológico, à Câmara Municipal de Setúbal, por Mérito Cultural e Artístico, e à Câmara Municipal do Barreiro, reconhecida como Instituição Benemérita pela cedência do terreno para a instalação do campus onde se localiza a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do IPS.

A segunda parte da cerimónia, a partir das 17h20, será dedicada à apresentação do livro comemorativo “Instituto Politécnico de Setúbal – 40 anos com a região”, que contará com a intervenção da presidente da Comissão de Honra das Comemorações, Cristina Figueira, e com os contributos dos coordenadores da publicação, os docentes Albérico Afonso e Ricardo Nunes. A obra, que pretende deixar um registo das conquistas mais relevantes nestes 40 anos de história, faz uma análise histórica e quantitativa do envolvimento e impacto do IPS no distrito e região envolvente e reúne depoimentos de 40 protagonistas deste percurso, entre antigos dirigentes, diplomados, docentes e trabalhadores não docentes.

Para encerrar o ano comemorativo, estão ainda previstos um momento musical, um Moscatel de Honra e a apresentação pública do vinho “40 anos IPS”, uma edição especial da casa Ermelinda Freitas. 

Novas esculturas no campus de Setúbal  

No âmbito do projeto de requalificação dos espaços exteriores do campus de Setúbal do IPS, será inaugurado, também no dia 7 de outubro, pelas 10h00, um conjunto decinco novas obras escultóricas que passará a assinalar o percurso de quem se move diariamente por estas quatro escolas superiores, para trabalhar ou estudar. As peças artísticas foram elaboradas por docentes e estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), na sequência de várias sessões de trabalho com a comunidade académica do IPS para recolha de contributos e partilha de ideias. Estarão presentes o presidente da FBAUL, Fernando Batista Pereira, antigo diretor do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, e o docente e escultor Sérgio Vicente, autor da obra “Zéfiro”, instalada numa das rotundas da cidade.

Partilhe esta notícia