O Instituto Politécnico de Setúbal, a Volkswagen Autoeuropa e o CEIIA (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel) anunciaram ontem [16 de julho] uma parceria no âmbito da criação de um curso de pós-graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos, que será ministrada, em horário pós-laboral, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), já a partir de outubro de 2014.
Na sessão de apresentação pública desta inovadora oferta, procedeu-se à assinatura de um protocolo de colaboração com vários parceiros empresariais e académicos, nomeadamente a Norauto, SIVA, ATEC, TECNITROM, EDP, ACAP e o Instituto Politécnico de Leiria.
Esta formação destina-se, em especial, a licenciados e mestres nas áreas da engenharia mecânica, eletrotécnica e eletrónica, bem como a profissionais do ramo da engenharia com experiência profissional, e pretende dotar os formandos de competências essenciais que respondam às verdadeiras necessidades da indústria, de acordo com as principais tendências e exigências da mobilidade sustentável.
Na opinião do Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, esta iniciativa reveste-se “da maior relevância quer do ponto de vista do Politécnico de Setúbal, mas acima de tudo de um cluster de mobilidade sustentável que queremos construir em Portugal”, considerando tratar-se de “um eixo essencial para o desenvolvimento do país” pelo que esta pós-graduação “é sobretudo um ponto de partida para outros projetos que nós queremos iniciar, quer do ponto de vista da investigação, quer do ponto de vista formativo”.
O Diretor Geral da Volkswagen Autoeuropa reafirmou também que este projeto deve constituir-se como um ponto de partida, revelando que “a ideia é avançar no próximo ano para um mestrado em Engenharia Automóvel e Elétrica”, pois atualmente “já se começa a sentir, sobretudo nos concessionários, alguma necessidade em termos de conhecimentos de engenharia automóvel elétrica, nomeadamente na manutenção de sistemas elétricos, que implica cuidados especiais na sua manipulação.” De acordo com o Eng.º António Melo Pires, a aposta na pós-graduação e no futuro mestrado nesta área da engenharia consiste “sobretudo no preenchimento de uma área que se vai revelar estratégica para Portugal no âmbito da mobilidade automóvel e da mobilidade elétrica”, face à crescente necessidade de recursos humanos capacitados e qualificados.
O sistema de gestão de mobilidade implica a sua integração “com os veículos, com os sistemas de carregamento e com aquilo que é o dia-a-dia das cidades”, frisou o Eng.º José Felizardo, Presidente da Comissão Executiva do CEIIA, pelo que “a mobilidade elétrica não muda só o paradigma automóvel muda o comportamento das cidades […] e garantidamente as competências que vamos desenvolver neste curso serão críticas não só para a competitividade das empresas, mas essencialmente para o país se continuar a afirmar”. Para o Presidente da Comissão Executiva do CEIIA a formação e a parceria estabelecidas vão “fazer realmente a diferença e reforçar a nossa qualidade”.
A sessão contou ainda com as intervenções do Eng.º Bernardo Ribeiro, Coordenador de I&D do CEIIA, e do Prof. Doutor José Maia, docente da ESTSetúbal/IPS e coordenador da nova pós-graduação, durante as quais foram apresentados os “Desafios de eletrificação e hibridização automóvel” e informação mais detalhada sobre a estrutura curricular do novo curso, respetivamente, tendo o evento culminado com uma visita às instalações da ESTSetúbal/IPS.
Fonte: IPS