O Porto de Setúbal possui uma localização excecional a 30 km do centro de Lisboa, com ligação direta à autoestrada sem passar pela malha urbana e é o segundo maior porto nacional em número diário de comboios de cargas. Na componente das acessibilidades marítimas, está em curso o estudo de impacte ambiental das dragagens que permitirão em breve a entrada no porto de navios de contentores em qualquer maré com 4 mil TEU e a entrada de navios de graneis e carga geral até 14m de calado.

 

Este porto tem vindo a registar, nos últimos anos, um forte crescimento no movimento de mercadorias, tendo passado de 6 milhões para 8 milhões de toneladas por ano, perspetivando-se que este fluxo continue a aumentar durante a próxima década, o que conduz à reflexão sobre o futuro do porto e sobre as necessidades de crescimento da oferta.

 

Apesar de estar localizado numa região de grande interesse ambiental, que o Porto de Setúbal ajuda a preservar, possui ainda uma área de expansão para novos terminais portuários de mercadorias com uma frente de cais até cerca de mais 3 km. Estas áreas dividem-se em duas partes distintas, apenas separadas pelo terminal Sapec e Trem Naval, conforme abaixo descrito.

 

  1. Área Central do Porto

Entre o Terminal Ro-Ro Coelho da Mota e o Terminal Sapec, é possível a construção de 1,9 km de cais novo no alinhamento do terminal Ro-Ro. O potencial destas áreas está atualmente em processo de divulgação internacional tendo em vista obter manifestações de interesse, qualquer que seja o tipo de carga. O que corresponde a uma capacidade acrescida de 1,5 milhões de TEU, a adicionar à oferta atual de 500 mil TEU.

 

 

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  1. Projeto BLUE ATLANTIC

O projeto Blue Atlantic localiza-se entre a infraestrutura do Trem Naval e o Terminal Alstom, cerca de1 km a montante do Terminal Sapec. Nesta área é possível a implantação de um novo cais com 800m e uma vasta área industrial e logística adjacente no SapecBay. Neste momento, o projeto está em divulgação internacional através do promotor Sapec.

 

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