Qual o impacto que a adoção de um estilo de vida saudável pode ter num jovem?
O que significa quando um jovem é diagnosticado com diabetes (tipo 1 ou tipo 2)? Ficará a sua vida limitada a algum nível?
Os jovens com diabetes necessitam de algum cuidado especial?
Estas são algumas das perguntas de quem se depara, em alguma parte da sua vida, com a diabetes seja através do diagnostico na própria pessoa ou de um amigo ou familiar. A verdade é que a diabetes é considerada a epidemia do nosso século e impacta cada vez mais portugueses e pessoas no mundo e, por isso, é cada vez mais frequente e estima-se que aumente ao longo dos próximos anos.
Foi no sentido de alertar os mais jovens para a temática dos diabetes e de uma alimentação saudável, que o projeto Geração Saudável, percorreu várias escolas do País e que também esteve presente em escolas da Margem Sul.
Segundo os dados mais recentes sobre a diabetes, divulgados em Março através do Relatório Observatório Nacional da Diabetes:
- A Diabetes tipo 1 nas crianças e nos jovens em Portugal, em 2015, atingia 3 327 indivíduos com idades entre 0-19 anos, o que corresponde a 0,16% da população portuguesa neste escalão etário, número que se têm mantido estável nos últimos anos.
- Em 2015 foram detetados 13,3 novos casos de Diabetes tipo 1 por cada 100 000 jovens com idades compreendidas entre os 0-14 anos, sendo este valor bastante inferior aos valores registados na última década.
- No mesmo ano, a prevalência estimada da Diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi de 13,3%, isto é, mais de 1 milhão de portugueses neste grupo etário tem Diabetes. Estes valores colocam Portugal acima da média europeia.
- Refletiu-se num aumento de 1,6 pontos percentuais da taxa de prevalência da Diabetes entre 2009 e 2015, o que corresponde a um crescimento na ordem dos 13,5%.
- Verifica-se a existência de uma diferença estatisticamente significativa na prevalência da Diabetes entre os homens (15,9%) e as mulheres (10,9%).
Mais sobre a diabetes
- A diabetes é uma doença crónica e progressiva que se caracteriza por níveis de açúcar (glicose) elevados no sangue. A doença pode ser classificada em dois tipos principais: tipo 1, que surge normalmente nas crianças ou adolescentes e tipo 2, frequentemente diagnosticada na idade adulta.
- A diabetes tipo 2 é a forma mais comum e corresponde a cerca de 90 a 95% dos casos, ou seja, cerca de 1 em cada 10 portugueses tem este tipo de diabetes. Nos fatores de risco para a doença, é apontado pela OMS como a causa mais comum o excesso de peso, seguido do sedentarismo.
- Estima-se que cerca de 400 mil pessoas em Portugal não sabem que têm a doença, elevando os riscos da sua condição. Quando se tem diabetes tipo 2, os níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue podem levar a complicações de saúde graves. Estas complicações podem ser controladas ou minimizadas se as pessoas gerirem de forma adequada a sua doença, por exemplo através da adoção de medidas que permitam reduzir os níveis de glicemia através de uma alimentação saudável, exercício físico regular e medicação adequada.
- Lesões renais, oculares e neurológicas, problemas nos pés, doença do foro dentário ou disfunção sexual são algumas das multipatologias associadas à diabetes.