Autarquia do Seixal lamenta falta de ação do Governo

Apesar de na semana passada terem sido veiculadas notícias que garantiam a reabertura, já no próximo mês, da urgência pediátrica noturna do Hospital Garcia de Orta, a ministra da Saúde confirmou hoje, em reunião com o presidente da Câmara Municipal do Seixal, que ainda não existem os meios humanos necessários para que a urgência volte a funcionar, estando a decorrer o concurso para a entrada de cinco especialistas. 

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu no final desta reunião que “esta é uma situação muito preocupante pois está em causa a saúde da população, que durante a noite não tem acesso à urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, tendo de se deslocar para outras unidades de saúde. Vínhamos hoje com a expectativa de que já houvesse uma solução, mas infelizmente isso não aconteceu, o que significa que o que foi feito até ao momento não foi suficiente para resolver o problema”. O autarca acrescentou ainda que “não conseguimos perceber como é que, passado um mês desde a última reunião, ainda não existam medidas concretas e soluções adequadas. Da nossa parte, iremos continuar a exigir que o Ministério da Saúde tome as providências necessárias para que a reabertura da urgência pediátrica aconteça o quanto antes e estamos disponíveis para participar nas soluções que venham a existir, dentro das nossas competências”.

Esta é já uma situação antiga, para a qual o presidente da Câmara Municipal do Seixal já havia alertado, quando no passado dia 25 de junho, em reunião com a secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, o autarca referiu que se avizinhavam graves constrangimentos ao normal funcionamento da urgência pediátrica no Hospital Garcia de Orta (HGO). Na referida reunião, a secretária de Estado da Saúde transmitiu à autarquia que estariam a ser tomadas medidas para ultrapassar as dificuldades existentes. Infelizmente, passados 5 meses, a situação na Pediatria no HGO não só não se resolveu, como ainda se agravou, com o encerramento durante a noite.

CMSeixal