Revisão de Gears 5: atualiza a fórmula de um dos melhores jogos de Gears of War até agora

Tecnologia

Seu Horóscopo Para Amanhã

Já se passaram quase treze anos desde que Gears of War atingiu o Xbox 360 , redefinindo o gênero de tiro em terceira pessoa com seu sistema de cobertura eficaz e intuitivo, abordagem inovadora para recargas de armas e, é claro, o fato de sua arma ter uma motosserra acoplada a ela.



Mas proteger o planeta Sera das monstruosas hordas Locust / Lambent / Swarm é um trabalho sem fim, e por isso nos encontramos na quinta parcela principal na forma de Gears 5. Com a parte 'of War' agora sendo oficialmente retirada de seu título, há uma dica de que a série está tentando se revitalizar. Mas este último episódio consegue retirá-lo?



Em geral, a resposta é sim.



legenda:Gears 5 Xbox Game Studios

Campanha

Continuando no final de GoW 4, voltamos a JD Fenix ​​e seus companheiros soldados do COG tentando colocar um fim decisivo no Swarm, uma versão evoluída do Locust que voltou para incomodar os habitantes de Sera enquanto lutam para reconstruir civilização após os eventos da trilogia original.

No entanto, no início da história, o Gears 5 revela sua primeira – e mais refrescante – mudança. O jogador pula de controlar o vácuo de personalidade que é JD e, em vez disso, entra no lugar de Kait Diaz, que, no jogo anterior, mostrou ter uma ligação misteriosa com o Enxame.



Além de uma mudança bem-vinda para uma protagonista feminina, o fato é que Kait sempre foi uma personagem mais interessante, e a sequência de GoW 4 precisava ser sua história. De fato, durante grande parte dos últimos jogos o enredo parecia girar em torno de JD e seu pai Marcus competindo para ser o soldado sem pescoço mais rude da sala.

Kait merecidamente toma as rédeas como protagonista (Imagem: Xbox Game Studios)



Sem revelar muito, a narrativa lança alguma luz há muito esperada sobre as origens do Locust, fornecendo um link real de aterramento para os jogos anteriores, ao mesmo tempo em que avança o enredo em algumas direções interessantes.

Quando se trata de jogabilidade, o tiro visceral e impactante da série está sempre presente, com um punhado de novas armas para brincar ao lado de pilares como o icônico Lancer e o explosivo Torque Bow. Um novo sabor do Lancer substitui a motosserra por um lançador de granadas suspenso, enquanto o Cryo Cannon é a mais recente arma pesada adicionada à mistura, congelando os inimigos antes de quebrá-los em uma pilha de cubos de gelo carnudos.

O companheiro robótico JACK - a gazua flutuante das edições anteriores - está de volta, mas em um papel muito mais envolvente. A lata flutuante agora tem um conjunto de habilidades desbloqueáveis ​​e atualizáveis ​​que não apenas fornecem uma vantagem na batalha, mas também são satisfatoriamente divertidas de usar.

Os novos poderes de JACK lhe dão vantagem em uma luta (Imagem: Xbox Game Studios)

Um slot para habilidades de suporte permite equipar poderes como Pulso, que destaca os inimigos e, em níveis mais altos, pode detectar munição e até aumentar seu dano por um tempo limitado. Há também o Stim, que fornece temporariamente uma armadura semelhante a um campo de força que lhe dará alguns momentos de maior capacidade de sobrevivência para você e colegas de equipe próximos e, se você gastar alguns pontos de atualização, reviver quaisquer aliados caídos.

resultados da loteria para quarta-feira

O slot Assault apresenta opções como Flash, que atordoa os inimigos, e Hijack (um favorito pessoal), que vê JACK assumir o controle de um bandido selecionado e fazer com que eles liguem seus amigos escamosos por um breve período, resultando em autodestruição no momento. terminar se você adquirir a atualização de nível superior.

Felizmente, você pode respeitar completamente suas atualizações de JACK a qualquer momento e sem penalidade, dando a você espaço para experimentar e alterar o carregamento dele para se adequar à situação.

Gears se torna meio que um mundo aberto, pelo menos um pouco (Imagem: Xbox Game Studios)

O próximo ás na manga do Gears 5 - e que pode dividir os fãs - é uma inclinação para ambientes abertos. Algumas seções da campanha não acontecem nos níveis lineares usuais, mas mudam para mapas exploráveis ​​maiores, com alguns objetivos principais pontilhados, além de alguns opcionais. O esquife (essencialmente um trenó operado via kitesurf) que você usa para percorrer esses movimentos com rapidez, por isso nunca é um trabalho particularmente longo para ir de um lugar para outro.

Esses capítulos oferecem uma mudança de ritmo do corredor escondido, com alguns ambientes genuinamente bonitos em exibição - particularmente os desertos nevados ao redor do Monte Kadar. As missões secundárias também ajudam a aprofundar o mundo um pouco mais, explorando o impacto que o Enxame teve nos bolsões restantes de civis em Sera.

Eles também são a maneira de desbloquear muitas das atualizações mais poderosas para as habilidades de JACK, tornando-as decididamente valiosas. Permanece um sentimento mesquinho de que a coisa toda é uma tentativa de preencher a campanha, mas se um jogo de Gears of War está tentando dar a você mais coisas para atirar enquanto o liberta - por um tempo, pelo menos - do mesmo velho marcha através de instalações industriais abandonadas, então é difícil nutrir muitas queixas.

Existem alguns novos locais impressionantes (Imagem: Xbox Game Studios)

Multijogador, Horda e Fuga

As coisas normais que não são de campanha estão de volta, com todos os modos multijogador competitivos que você esperaria ver neste e em todos os outros jogos envolvendo armas. O mesmo nível de diversão continua, dependendo do seu gosto por esquivar-se enquanto dispara uma espingarda nos tornozelos das pessoas. O modo de sobrevivência da Horda pioneiro de Gears está de volta, e enfrentar ondas intermináveis ​​de inimigos com alguns amigos ao seu lado nunca foi tão polido.

Os personagens dos jogadores agora têm habilidades únicas passivas e ativas no estilo Overwatch, permitindo que você faça coisas como atravessar paredes brevemente ou chamar um ataque aéreo explosivo. No geral, eles parecem bastante equilibrados, oferecendo uma sensação de empoderamento sem jogar tudo fora de controle.

O novo modo de destaque é Escape, uma experiência tensa de cooperação para três jogadores que vê seu esquadrão inserido no coração de uma colmeia Swarm. Você começa com apenas uma pistola e deve coletar munição e armas ao longo do caminho enquanto tenta chegar a um ponto de extração. A ressalva é que antes da partida começar, sua equipe plantou uma bomba venenosa que, após uma contagem regressiva, começa a emitir sua carga tóxica atrás de você.

Horda continua a ser um balde de diversão (Imagem: Xbox Game Studios)

A própria definição de 'pedra e um lugar duro', você terá que superar o gás fatal rastejando em suas costas enquanto enfrenta inimigos que bloqueiam seu caminho para a saída. Mesmo se você conseguir sair e entrar na luz do sol, ainda terá que segurar a linha enquanto as portas gigantes se fecham lentamente antes que seu helicóptero chegue.

Tão emocionante quanto desafiador, Escape parece que a Horda virou de cabeça para baixo, exigindo uma abordagem pragmática e agressiva em comparação com o agachamento do último. Parte corrida de velocidade, parte terror de sobrevivência, meu dinheiro está neste modo, fornecendo ao Gears 5 a maior parte de seu apelo a longo prazo, com Hives jogáveis ​​sendo atualizados regularmente e um criador de mapas fácil de usar - se atualmente básico - para níveis feitos por jogadores .

O novo modo Escape é uma adição bem-vinda (Imagem: Xbox Game Studios)

Veredito

Gears 5 não é perfeito. Em um nível técnico, há algum pop-in de textura perturbador e encontrei alguns congelamentos de jogo durante o meu tempo de jogo. Em termos de queixas de jogabilidade, ao carregar o jogo pela primeira vez, ele força você a um tutorial de 10 minutos antes de permitir que você jogue qualquer outra parte, o que é incrivelmente agravante para aqueles com alguma experiência com o Gears jogos.

Há também uma tentativa desanimada e totalmente inútil de incluir furtividade, ou seja, com uma queda silenciosa que pode ser realizada em inimigos inconscientes. Além de ser um anátema para todo o espírito de Gears of War, no número minúsculo de ocasiões em que você poderá usá-lo, você só conseguirá eliminar um único bandido antes que as balas comecem a voar de qualquer maneira.

Últimas análises de jogos

Tudo isso de lado, esta é uma entrada fantástica na série que refresca a fórmula de algumas maneiras envolventes. Sua campanha é talvez a mais profunda até agora, com uma história que oferece um pano de fundo satisfatório para a tradição do universo Gears e algumas adições de jogabilidade que aumentam o espetáculo de ação minuto a minuto.

notas raras de 10 libras

O novo modo Escape é outro destaque, forçando uma abordagem totalmente nova à jogabilidade testada e comprovada de Gears. Enquanto isso, se você é um ávido do multiplayer da franquia, estará bem servido e poderá moer skins para o conteúdo do seu coração, se essa for sua xícara de chá. Para os fãs de Gears of War, este é um pacote essencial e um jogo que certamente supera seu antecessor.

Plataforma: Xbox One , PC com Windows 10

Preço: £ 49,99 (também jogável via Xbox Game Pass)

Mais Lidos
Não perca

Veja Também: