A medida Conhecer&Agir inicia no mês de maio uma campanha de sensibilização aos funcionários municipais. A campanha terá a duração de 7 meses consecutivos, e inclui o envio por correio eletrónico de mensagens, desafios quinzenais e outras ações de sensibilização dirigidas aos funcionários municipais das 22 autarquias envolvidas neste projeto.

Após um período de definição do “padrão” dos consumos de energia dos 37 edifícios envolvidos, a medida Conhecer&Agir avança para a segunda fase de implementação, a sensibilização dos funcionários municipais. Numa primeira fase realizaram-se as auditorias energéticas e instalaram-se sistemas de monitorização dos consumos de energia em tempo real. Foram também instalados monitores que permitem a sua visualização no local e foi desenvolvida uma plataforma online, onde estes consumos podem também ser acompanhados (www.conhecereagir.pt) a partir da primeira semana de Maio.

A medida Conhecer&Agir tem como principais objetivos a identificação dos consumos energéticos dos edifícios administrativos municipais em tempo real, e identificação de medidas de melhoria quer tecnológicas, quer comportamentais, e propiciar o benchmarking entre Municípios no que diz respeito à gestão dos consumos de energia elétrica em edifícios administrativos municipais. Em paralelo, este projeto disponibiliza ao grande público informações referentes ao desempenho energético destes edifícios na perspetiva de que as boas práticas identificadas possam ser entendidas e adotadas pelas instituições e demais população.

 

Envolvendo os municípios do Barreiro, Moita, Montijo, Seixal, Sesimbra, Palmela, Setúbal, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, a medida Conhecer&Agir é uma é uma medida intangível, aprovada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) 2013-2014, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, cujo promotor é a S.energia, e tem como parceiros a AMESeixal, a ENA e a AREANATejo.

 

Fonte: Senergia – 3 de Maio de 2016