Já “cheira” a Santos Populares em Alcácer do Sal. Além das muitas festas e arraiais que se têm realizado, animando população e visitantes e nos quais não falta a tradicional sardinha assada, as ruas da cidade também se encontram engalanadas bem ao jeito da época.
O projeto de decoração de algumas das artérias citadinas, intitulado “Ruas de S. João”, é promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal que disponibiliza os materiais a associações, comerciantes e grupos organizados que produzem os enfeites e são depois pendurados pela autarquia. Este ano, dado que se comemoram os 800 anos do Município de Alcácer do Sal, as ruas dividiram este tema em diversas vertentes e deram o seu cunho pessoal, que vai desde a reprodução de antigos anúncios que mostram a evolução do comércio local à partilha de imagens de antigos ofícios que puseram a comida na mesa das gentes alcacerenses.
Em 2018, na conceção dos materiais dos Santos Populares estiveram envolvidos: Oficina da Criança (Largo Luís de Camões), Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer (Rua Machado dos Santos), Atlético Clube Alcacerense (Largo Campos Valdez), comerciantes (Rua e Largo Marquês de Pombal e Rua da República), Restaurante O Brazão (Largo Professor Francisco Gentil), Café-Cervejaria Papinha (Largo da Ribeira Velha), Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal (Ruas Cândido dos Reis e Rui Salema), Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba (Rua de São Pedro) e Universidade Sénior de Alcácer (Largo dos Açougues).