106 personalidades de prestígio foram desafiadas pelo município 

Seis dirigentes e docentes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), entre eles o presidente da instituição, Pedro Dominguinhos, receberam na quinta-feira, dia 26, o título de Embaixador de Setúbal, assumindo o compromisso de defender e promover o nome do concelho no quotidiano das suas atividades.

A iniciativa, da Câmara Municipal de Setúbal, cumpre este ano a sua segunda edição, abrangendo um total de 106 personalidades de vários quadrantes da sociedade – da política ao ensino, passando pela cultura, desporto, ambiente, economia ou turismo – com destaque para o comendador Rui Nabeiro, o treinador de futebol José Couceiro, o cantor Nuno Guerreiro e o bispo D. José Ornelas. 

Neste vasto leque, o IPS, que este ano celebra o seu 40.º aniversário, está representado também pela sua vice-presidente, Susana Piçarra, pelos diretores das escolas superiores de Educação (Cristina Gomes da Silva), de Tecnologia de Setúbal (Nuno Pereira) e de Ciências Empresariais (Boguslawa Sardinha), e ainda por Ricardo Salgado, docente e investigador da ESTSetúbal/IPS.

Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu na Quinta do Cerrado, os novos embaixadores de Setúbal receberam do Executivo municipal, além de um diploma autenticado com o novo título, também uma “mala diplomática” contendo objetos que remetem para algumas das mais-valias do concelho, entre eles um roteiro turístico, uma drive USB com vídeos promocionais sobre o território e uma garrafa de moscatel.

Naturais ou não de Setúbal, os embaixadores empossados têm em comum o facto de manterem, todos eles, ligações muito próximas com o concelho, sendo-lhes reconhecida a capacidade de personificar e defender os valores e as virtudes que marcam o caráter da cidade à beira Sado.  

Foto: CMSetúbal