O tema do Investimento e Competitividade é sempre de enorme relevância, nomeadamente numa economia que ambiciona crescer, captando investimento e aumentando as suas exportações. Este foi o tema escolhido pela aicep Global Parques para o Seminário que se realiza no BlueBiz dia 16 de setembro – Parque Empresarial da Península de Setúbal, que contará com a presença do Secretário Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Pereira Gonçalves e que realizará a abertura dos trabalhos em conjunto com o Presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, Francisco Mendes Palma.
O primeiro painel, com o tema os Investimentos tratará das razões da escolha da localização e quais os fatores que motivaram as empresas a se instalarem. A Lauak Portuguesa, na voz do seu diretor Geral Armando Gomes, também em representação da AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal, a Visteon, a Vitas e a Mectop, representadas peso seus diretores gerais Paulo Iglésias, Rui Rosa e David Gomes darão o seu testemunho e aconselharão as suas boas práticas.
Na segunda parte, os dirigentes da aicep Portugal Global, do IAPMEI, da Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra e do IPS (Instituto Politécnico de Setúbal), Vital Morgado, Miguel Cruz, Vitor Caldeirinha e Pedro Domingos, respetivamente, abordarão o tema dos apoios que as entidades que representam pode dar às empresas instaladas e às que se venham instalar na região.
No final, os participantes serão convidados a realizar uma visita ao Parque Empresarial de forma a conhecerem a sua oferta e características.
O Parque
O BlueBiz, continuando a estimular a base e herança industrial, é uma localização privilegiada para a instalação de atividades de todos os setores económicos, ou seja, também para os serviços e a logística. É privilegiada pelas suas características técnicas e os serviços prestados; privilegiada pelo permanente trabalho da Global Parques com diversas entidades relevantes – internacionais, nacionais e locais -, destacando, como bons exemplos da parceria estabelecida, a Câmara Municipal de Setúbal, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a ENA e a AISET.
A Península de Setúbal tem, e pode ter ainda mais, um papel significativo na dinâmica nacional e europeia de reindustrialização da economia, assentando no desenvolvimento de indústrias de produtos diferenciadores e sustentáveis, preferencialmente de bens transacionáveis, para que Portugal e a Europa participem mais no comércio internacional, beneficiando de todos os efeitos positivos desta política, nomeadamente da criação de emprego.
Sobre a aicep Global Parques (www.globalparques.pt)
A aicep Global Parques é especialista em gestão de parques industriais e em localização empresarial. O seu focus é garantir condições de captação e acompanhamento na instalação de projetos de investimento nacional e estrangeiro. Tem sob gestão direta três soluções de localização empresarial distintas que conseguem acolher projetos de todos os tipos e dimensões: a Zils Global Parques, em Sines; o BlueBiz Global Parques, em Setúbal e o Albiz Global Parques, em Sintra.
O BlueBiz – Parque Empresarial da Península de Setúbal localiza-se na Península de Setúbal. O Parque tem-se vindo a afirmar como inovador e atrativo para diversos sectores de atividade como por exemplo o aeronáutico, o automóvel e o agroindustrial. Depois do fecho da fábrica da Renault em 1996 e de um período de espera, sem sucesso, por um fabricante automóvel que ocupasse o espaço, o BlueBiz é agora um Parque Empresarial renovado com empresas inovadoras e modernas.
As acessibilidades são sem dúvida uma mais-valia. Situado na Península de Setúbal, muito próximo da região de Lisboa, junto ao Porto de Setúbal e com acesso direto à rede de autoestradas, a 300m de um terminal de carga ferroviário e a 46km do aeroporto.
Soluções chave na mão e modelo de negócio atrativo
A escolha da localização no parque e a preparação para a instalação é assistida pela equipa de especialistas da aicep Global Parques. Os requisitos do projeto são analisados criteriosamente pela equipa técnica, com o objetivo de encontrar a melhor oferta em termos de tamanho, soluções de construção ou outras especificações.
O aluguer de instalações em detrimento da aquisição permite a concentração do capital no início da atividade, sendo que a oferta é muito flexível.
O custo de modernização das instalações diferente do padrão, muitas vezes devido a características especiais solicitadas pelo cliente, poderá ser compensado ao longo da vida do projeto através do estabelecimento de um determinado período de aluguer e/ou sobretaxas ao preço de tabela standard.
O Parque oferece ainda os serviços típicos deste tipo de localização, como vigilância 24horas, manutenção das áreas comuns, um Centro de Negócios com salas de reuniões e formação, para além de todas as infraestruturas e utilities necessárias à atividade industrial.
Uma parceria estratégica com o IPS
O BlueBiz celebrou um protocolo com o IPS, o Instituto Politécnico de Setúbal, que concede privilégios especiais para empresas instaladas no parque, nomeadamente o acesso a recursos humanos qualificados. O protocolo pretende promover estágios profissionais em empresas instaladas no parque para alunos que terminam os cursos do IPS, nomeadamente de engenharia, gestão de negócios, educacionais, tecnológicos e de ciências da saúde. Neste âmbito, o IPS poderá promover formação especial adaptada às necessidades concretas de uma empresa que se localize no BlueBiz.
Paralelamente a parceria prevê a plena utilização de várias instalações de uso comum no IPS nomeadamente, instalações desportivas, refeitório, salas de conferências e de reunião.
Para mais informações visite globalparques.pt