União Mutualista Nossa Senhora da Conceição do Montijo

Plano de Ação e Orçamento para 2019 aprovado por unanimidade

Foi com regozijo evidente por parte de todos os associados e dirigentes presentes que esta instituição centenária do Montijo viu o seu Plano de Ação e Orçamento para 2019 aprovado sem reservas por todos os que participaram na recente Assembleia Geral convocada para o efeito.

A instituição, que recentemente comemorou 146 anos, acredita que 2019 será o ano de viragem e que vem estancar uma longa série de exercícios com resultados negativos. Disso mesmo dá conta o Plano e Orçamento que prevê a libertação de cerca de 320 mil euros no final do exercício que agora se perspetiva.

2018 foi um ano duro e de grande exigência para a instituição e para todos os que nela trabalham, foi um ano em que se conseguiu, por via da entrada em PER, transformar um passivo de curto prazo superior a dez milhões de euros, que tornava a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição do Montijo ingerível, em dívida de longo prazo.

Tal alteração, a que faz alusão o Plano de Ação e Orçamento 2019, obrigou a uma profunda Reestruturação e Reorganização interna, ao nível dos recursos humanos, à Renegociação de Acordos existentes com diversas entidades e ao recurso a outsourcing de alguns serviços, mas procurando sempre garantir, por um lado, a sustentabilidade e, por outro, a capacidade e a qualidade dos serviços que a instituição se orgulha de prestar.

Uma das ações relevantes que marcou o ano de 2018, e que permite olhar para o exercício de 2019 com otimismo, foi a cedência de exploração do Centro Clínico da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição ao Grupo Mello Saúde, o que resultará, com vantagem para todos os associados, na garantia de continuidade dos serviços prestados pela sua clínica, em diante assegurados por um dos mais experientes grupos da área da saúde do nosso país.

O Grupo Mello prevê a construção (ou adaptação) de um novo centro clínico, num investimento significativo de vários milhões de euros, que beneficiará, em primeira linha, os cerca de 3.600 associados da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição do Montijo.

Por tudo isto, o Plano de Ação e Orçamento 2019 foi apelidado como “o plano da esperança” por Pedro Santos, Presidente em Exercício, “ da esperança de permitir encontrar um caminho que, se for seguido com rigor, pode levar a bom porto esta instituição que faz parte integrante da história do Montijo”.

 

 

Partilhe esta notícia