A Junta de Freguesia de S. Sebastião está, desde terça-feira, a reforçar a higienização do espaço público, em diversas artérias do território, com o objetivo de minimizar as condições de propagação do Covid-19.
Uma equipa de trabalhadores da Junta de Freguesia de S. Sebastião está a operar no território para garantir a limpeza e desinfeção diárias de contentores de resíduos sólidos urbanos (RSU), em complemento às ações que estão a ser executadas pelos serviços municipais em todo o concelho.
Além dos contentores, os trabalhadores, munidos de agulhetas com ligação a depósitos atestados com água e desinfetante, asseguram a higienização de áreas junto a locais mais sensíveis e habitualmente de maior afluência e concentração de pessoas, tais como paragens de transportes públicos, passadeiras, farmácias e superfícies comerciais.
Estas ações estão a ser realizadas em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal que tem duas equipas a operar em S. Sebastião: uma com recurso a trator equipado com nebulizador, que assegura a limpeza de sete quilómetros de rua por hora; e outra com recurso a aparelhos especializados na limpeza de fossas para efetuar a limpeza de contentores e moloks.
Garantir condições de segurança da população e interromper com maior eficácia a propagação do Covid-19 são os objetivos destas operações combinadas de limpeza que devem ser acompanhadas pela adoção de boas práticas de deposição dos resíduos.
Apelamos aos fregueses que coloquem o lixo, devidamente acondicionado em sacos fechados, no interior dos contentores próprios para RSU, preferencialmente no período entre as 19h e as 21 horas, evitando, que os detritos permaneçam na via pública por períodos prolongados. No caso de contentores sem pedal para abertura da tampa, aconselhamos o uso de um lenço de papel ou luva para cobrir os dedos antes de tocar na superfície, higienizando as mãos logo após o contacto. Pedimos também à população que evite, durante este período particularmente sensível no que respeita à mitigação do Covid-19, a deposição na via pública de detritos volumosos como “monos” ou resíduos verdes.