Artur Sousa, Luís Pereira, Nelson Pereira, são os três alunos da ATEC – Associação de Formação para a Indústria que conquistaram medalhas no Campeonato Europeu das Profissões, o Euroskills, que reuniu na cidade francesa de Lille, 50 jovens formandos, de 25 países a competir em 41 profissões.

No campeonato, os concorrentes “oriundos de vias de formação profissionalizantes, prestam provas em que simulam a atividade da profissão que representam. Diariamente são avaliados de acordo com rigorosos padrões definidos segundo as elevadas exigências que as empresas e indústrias europeias estipulam para os seus profissionais”, explica em comunicado a ATEC.

Na prova de Soldadura, Luís Pereira conquistou a medalha de ouro e Artur Sousa e Nelson Pereira conseguiram a medalha de bronze na prova de Robótica Móvel. Os formandos da ATEC, que integraram a comitiva portuguesa composta por 30 jovens de 20 entidades formadoras, já haviam sido medalhados no Campeonato Nacional dinamizado pelo Instituto e Emprego e Formação Profissional (IEFP), no passado mês de maio, no Porto.

Para a ATEC, “estas medalhas refletem o esforço, empenho e o profissionalismo que os profissionais da ATEC dedicam à formação. É um reconhecimento europeu dos melhores representantes da Academia: os formandos”.

Recorde-se que, os campeonatos das profissões, organizados em Portugal pelo IEFP, funcionam como um veículo de promoção da qualidade da formação profissional e um reforço da atratividade destas vias profissionalizantes junto dos jovens.

Partilhe esta notícia