A NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente estabeleceu, formalmente, uma relação de Parceria com o Projeto Estrela Polar, no final de março. O Protocolo assinado visa a cooperação na área da Informática e tem como destinatários os utentes da NÓS, com o objetivo de contribuir para o seu bem-estar.

O Protocolo de Cooperação apresentado foi devidamente assinado na presença da Direção da NÓS e de Júlio Baião e Amadeu Batista, professores responsáveis pelo Projeto Estrela Polar, desenvolvido na área do Alto do Seixalinho. Neste contexto, e com efeitos desde 01 de Abril de 2017, a NÓS compromete-se a disponibilizar os meios necessários ao Ensino de Informática aos seus utentes e o Projeto Estrela Polar assume a responsabilidade Pedagógico-Didática da sua organização e funcionamento.

As sessões são dinamizadas pelo Professor Júlio, nos sábados à tarde, nas instalações-sede da NÓS, de forma a criar alternativas face à falta de condições de acesso e de mobilidade para deslocação dos utentes das Residências Autónomas ao espaço-sede do Projeto Estrela Polar. Segundo a Direção da NÓS, esta é uma parceria através da qual, mais uma vez, se comprova que ‘Nós Fazemos Lugar’, a NÓS e os seus Parceiros, em prol da comunidade e dos projetos de vida dos cidadãos apoiados por esta instituição.

Recorde-se que o Projeto Estrela Polar teve a sua génese em 04 de Fevereiro de 2008, tendo como objetivo a formação de jovens, com a prestação de explicações a jovens, frequentando o ensino oficial até ao 9º ano. O seu segundo objetivo é a formação de adultos na área de informática, na ótica do utilizador, tendo o número de formandos desde o início do projeto até à data presente ascendido aos 800 formandos.

Refira-se que as participações neste tipo de iniciativas são gratuitas e voluntárias, tanto a nível dos formandos como do corpo docente. Este é um projeto que funciona em parceria com a União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena.

Partilhe esta notícia