Monitores das atividades ocupacionais do programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade” participaram, sábado de manhã, em Setúbal, na segunda sessão de uma de ação de formação em escalada.

A iniciativa contou com a participação de moradores da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António, entre os 13 e os 40 anos, que desempenham funções de monitor na iniciativa “Férias no Bairro”, uma das ações regulares daquele programa municipal.

Depois de uma sessão teórica dinamizada a 7 de fevereiro, 14 monitores voltaram ao quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal para aplicar no terreno os conhecimentos adquiridos, com exercícios de descida em rapel dinamizados no edifício-escola da instituição.

A utilização do equipamento necessário, como o arnês, o mosquetão, o capacete e as cordas, bem como os perigos da atividade desportiva foram tópicos aplicados pelos participantes nos exercícios práticos da ação formativa conduzida pelo bombeiro sapador Paulo Camolas.

A ação impulsionada no âmbito do “Nosso Bairro, Nossa Cidade” permitiu dotar os monitores de conhecimentos e competências que permitam o desenvolvimento regular das atividades da iniciativa “Férias no Bairro” com uma maior autonomia e qualidade na organização dos eventos.

O programa municipal, com o envolvimento de moradores, entidades sediadas no território e serviços camarários, dinamiza desde 2012 um conjunto de ações e iniciativas de melhoria do território e da qualidade de vida das populações, com atividades multiculturais e trabalhos de beneficiação do edificado.

A promoção da autonomia, da responsabilidade e do crescimento coletivo são premissas do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, cuja intervenção engloba o território setubalense constituído pelos bairros da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António.

Partilhe esta notícia