À semelhança de anos anteriores, o Município do Barreiro dedica o mês de Maio aos seus trabalhadores, com um conjunto de iniciativas culturais, sociais e desportivas.

A exposição “Arte de Quem Trabalha” pretende mostrar a criatividade dos trabalhadores da Câmara Municipal, que, maioritariamente, estão ocultados pela sombra do anonimato, e que contribuem, diariamente, para a criação e construção de um mundo mais alegre, participativo e colorido.

A inauguração está agendada para o dia 5 de maio, pelas 17h30, na Loja 1.06 – piso 1 – Forum Barreiro.

Estará patente ao público durante o mês de maio.

Horário de abertura: das 10h00 às 20h00, de segunda a domingo

 

Ferramentas de Gestão anti-stress no local de trabalho

Em parceria com a Acris, será feita uma abordagem simples e efetiva que promove o bem-estar físico e melhora a concentração. Está prevista a demonstração de exercícios que, utilizados com a devida regularidade, atenuam o desgaste físico-mental gerado pela má postura, sedentarismo e exigências laborais. Estratégias de melhoria da qualidade de vida no local de trabalho.

 

À conversa com os Trabalhadores

O Presidente do Município, Carlos Humberto de Carvalho, reúne com todos os trabalhadores do Município sobre o tema “A defesa do serviço público”.

 

5 de maio – Dia Mundial da Asma

A asma é uma doença crónica muito comum e que afeta a passagem de ar de e para os pulmões, causando inflamação das vias respiratórias e dificuldade em respirar.

Com o apoio da Medimarco, equipas de enfermagem deslocar-se-ão aos locais de trabalho para realizar espirometrias.

 

Campanha de Sensibilização para a Higiene Oral

Em parceria com o Instituto Médico & Dentário do Barreiro, higienistas orais deslocam-se aos locais de trabalho transmitir conselhos sobre a higiene oral.

 

Oficinas do Conhecimento

As oficinas do conhecimento pretendem ser um espaço e um momento de partilha de saberes e de experiências, entre trabalhadores da Câmara Municipal do Barreiro.

Decorrerão no período de almoço, com uma duração de cerca de 45 minutos, mediante inscrição prévia, sob os seguintes temas: Técnicas de defesa pessoal; Primeiros socorros em casa; Hortas de varanda e Escultura em alimentos.

 

Áurea Vitalidade

Os trabalhadores sujeitos a uma atividade profissional exercida fundamentalmente no modo sentado, adquirem más posturas corporais que vão agravando a sua condição física.

Em parceria com a Áurea Box, ir-se-á para os locais de trabalho experienciar os alongamentos e exercícios de correção de postura.

 

12 de maio – Dia Europeu do Melanoma

O Melanoma é um tipo de cancro que atinge o tecido epitelial, mais especificamente a pele. Representa 5% dos tipos de cancro da pele, sendo o mais grave.

Com o apoio dos técnicos de saúde da Medimarco, será realizado rastreio e serão dados conselhos de prevenção da doença, nas instalações oficinais e cemitérios.

 

15 e 16 de maio – Dia Internacional da Família

(comemora-se a 15 de maio)

A celebração do Dia Internacional da Família visa destacar a importância de determinadas questões que influenciam o dia-a-dia da Família e o seu relevo na base da educação infantil, como forma de reconhecer o papel nuclear da família na sociedade.

Em parceria com a psicóloga Ana Sousa Charneira realizar-se-á um Workshop sobre temas que afetam as famílias, em especial as famílias com crianças e adolescentes:

– Bullying

– Hiperatividade / Deficit de Atenção

– Perturbações ansiedade: Fobias

– Anorexia/ Bulimia

De tarde poderão obter aconselhamento psicológico sobre a temática.

 

18 de maio – Dia Mundial da Hipertensão

(Comemora-se a 17 de maio)

A data pretende alertar e prevenir a população para as consequências da hipertensão no organismo, com especial destaque para o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Juntamente com os técnicos de saúde da Medimarco, realizar-se-á uma avaliação da tensão arterial nos diversos locais de trabalho.

Rastreio das doenças dos Olhos

Em colaboração com a Opticalia Santa Maria, especialistas em visão deslocam-se aos locais de trabalho para realizar diagnóstico das doenças dos olhos.

 

21 de maio | das 15h00 às 17h00

Apresentação do Livro

Reconhecendo o valioso contributo que o movimento sindical tem dado à defesa dos direitos e garantias dos trabalhadores bem como ao tema da igualdade de género, decidiu a Câmara Municipal do Barreiro fazer a apresentação pública do livro “43 anos a construir a igualdade entre mulheres e homens”, da CGPT-IN, integrada no Maio – Mês de Quem Trabalha.

Local: Anfiteatro 0.01 da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro

Inscrições: isabel.cartaxo@cm-barreiro.pt | 212068099

 

21 de maio

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Lançamento de Livro de Receitas

A UNESCO mobiliza a sociedade para o reconhecimento da importância da cultura e da diversidade cultural como fatores impulsionadores do desenvolvimento sustentável.

No Barreiro, habituámo-nos a olhar para nós e para a nossa história como um exemplo feliz de encontros, diferentes maneiras de olhar a vida e o mundo, diferentes origens, diferentes vozes.

No Barreiro, crescemos com essa diferença, habitando o espaço de encontro com o outro que ela proporciona.

Primeiro fomos do Alentejo, do Algarve ou das Beiras.

Depois fomos de Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique ou São Tomé.

Mesmo nos serviços da Câmara Municipal, podemos constatar a dimensão e riqueza do que somos, bem como as diferenças que nos unem.

Quisemos, uma vez mais, saudar este percurso. Saudar as diferenças. Saudar-nos.

Para tanto, decidimos publicar um livro de receitas virtual neste dia, resultado da recolha de receitas de todas as regiões de Portugal nas quais têm raízes os diversos trabalhadores da CMB.

22 e 29 de maio – Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade

(Comemora-se a 23 de maio)

 

Aconselhamentos nutricionais – 22 de maio

A comemoração deste dia visa sensibilizar a população para o problema da obesidade e das doenças associadas, assim como das implicações destas na saúde humana.

Uma médica nutricionista aconselhará trabalhadores a terem hábitos alimentares saudáveis.

 

28 de maio – Dia Internacional da Saúde Feminina

Este dia visa alertar a população para a desigualdade entre mulheres e homens no acesso aos cuidados de saúde e promover ações de sensibilização para a importância da saúde feminina e do devido acompanhamento médico a todas as mulheres.

Neste dia em colaboração com a AMPM – Associação de Mulheres com Patologia Mamária, terá lugar uma ação de sensibilização para o cancro da mama.

No período da tarde, estará uma equipa constituída por uma enfermeira e uma nutricionista a aconselhar estilos de vida preventivos e a realizar diagnóstico precoce.

 

29 de maio – Palestra “Alimentação no desporto e na saúde”

Em parceria com o Centro de Exercício e Saúde AUREABOX, a ESMOT – Escola de Medicina Oriental e Terapêuticas (Corpus Clinic – Barreiro e Benfica) e o Instituto de Tecnologias e Sistemas no Desporto e Saúde, realiza-se a Palestra “Alimentação no Desporto e na Saúde”.

O objetivo é desmistificar crenças em torno da alimentação na vida diária e na prática desportiva.

 

CMB

Partilhe esta notícia