No ano em que comemora o seu 10.º aniversário, a Artemrede organiza a Conferência Internacional Políticas Culturais para o Desenvolvimento, esta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.

Com esta iniciativa pretende promover um momento de reflexão e debate sobre as políticas governativas e o papel da cultura na definição de estratégias integradas de desenvolvimento territorial, e a responsabilidade e o compromisso social das organizações culturais.

O evento pretende ainda ser uma proposta a duas ameaças efetivas, nomeadamente a crescente setorialização das políticas, em detrimento de estratégias integradas de desenvolvimento dos territórios, e a insuficiência de processos colaborativos a nível local, regional, nacional e setorial.

No encontro vão estar oradores nacionais e internacionais, designadamente João Ferrão, geógrafo e investigador do Instituto do Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, António Pinto Ribeiro, diretor do programa Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian, Catarina Vaz Pinto, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Lisboa, António Matos, vereador da cultura da Câmara Municipal de Almada, John Holden, teórico cultural, Marta Porto, especialista em políticas de comunicação, arte e cultura e ex-secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil e Nicólas Barbieri, professor no Instituto de Governo e Políticas Públicas da Universidade Autónoma de Barcelona.

A sessão de abertura vai estar a cargo de Joaquim Judas, Presidente da Câmara Municipal de Almada e o encerramento será feito pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

A entrada é livre, mas está sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita através do site da Artemrede: http://artemrede.net/conferencia_artemrede/