A Casa do Ambiente, em parceria com o Agrupamento de Escolas do Montijo, realizou no Dia Europeu Sem Carros (22 de Setembro), a 1.ª etapa do projeto ROTA20, como forma de promover a mobilidade sustentável junto da comunidade escolar.

Os alunos da EB D. Pedro Varela recolheram os testemunhos das escolas básicas da Caneira, Luis de Camões e Ary dos Santos. Desta forma, os alunos e professores deixaram registadas as suas propostas para uma mobilidade sustentável: colocação de parqueamentos para velocípedes perto das escolas, criação de ciclovias entre os bairros, transportes escolares eléctricos e a criação de um centro de aluguer de bicicletas na cidade.

O projeto ROTA20 baseia-se na recolha de testemunhos onde serão registadas opiniões e sugestões, na área da mobilidade, que percorrerão as escolas dos municípios participantes (atualmente 230 na rede Eco-Escolas), os quais serão responsáveis por os passar, da forma mais sustentável que conseguirem, ao próximo município.

A “Rota Eco-Escolas”, coordenada pela ABAE (Programa Eco-Escolas), pretende comemorar os 20 anos das Eco-escolas em Portugal colocando o enfoque na mobilidade sustentável e na participação ativa das crianças e jovens na procura e proposta de soluções.

A segunda etapa do projeto ROTA20 terá lugar no dia 15 de Outubro (Dia do Hastear da Bandeira Eco Escola).

Partilhe esta notícia