Decorrem durante o dia de hoje as comemorações de mais um aniversário do Arsenal do Alfeite, que compreendem atividades diversas de “team building” na Escola de Fuzileiros em Vale de Zebro, seguidas de almoço convívio na Mata Nacional da Machada no concelho do Barreiro. Este ano, serão ainda distinguidos os trabalhadores com 40 ou mais anos ao serviço do estaleiro, dedicados à Marinha Portuguesa e a Portugal.

A inauguração formal do Arsenal do Alfeite ocorreu a 3 de Maio de 1939. Desde logo o estaleiro iniciou a

sua actividade de construção e reparação naval, com a construção de diversos navios e embarcações, perfazendo um total superior a 200 unidades. O Arsenal do Alfeite foi, à época, e durante mais de 3 décadas, o único estaleiro do País tecnicamente preparado para construir os navios de maior tonelagem e comprimento.

Volvidos 78 anos, a Arsenal do Alfeite S.A., que sucedeu ao Arsenal, estabelecimento fabril de Marinha, continua a ser uma “Escola” da Industria Naval Nacional, utilizando os seus trabalhadores especializados para formar novas gerações de operários e técnicos navais, preservando assim o conhecimento, o saber- fazer e a qualidade dos serviços prestados, elementos que estão na génese do estaleiro.

Presentemente, o Arsenal está fortemente apostado em alargar o âmbito do serviço público prestado à Marinha Portuguesa, capacitando-se para reparar os submarinos portugueses da classe “Tridente” já a partir de 2018 e retomando a construção de embarcações salva-vidas, sem com isto perder de vista a aposta da internacionalização, concretizada na reparação de várias unidades navais da Marinha Real Marroquina.

O Arsenal expressa a sua gratidão a todos aqueles que, ao longo do tempo, com o seu trabalho, dedicação e empenho, contribuíram para elevar o prestígio e o bom nome do estaleiro.