O Serviço de Urgência Básica (SUB) de Alcácer do Sal já tem disponível, desde ontem, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) que vai , certamente, melhorar a resposta de assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita e proporcionar maior apoio e segurança a todos os que precisem de recorrer a este serviço de urgência.

A cerimónia que assinalou o arranque de atividade da ambulância SIV decorreu ontem, dia 1 de setembro, em Alcácer do Sal, numa cerimónia pública, e contou com a presença das Deputadas Eurídice Pereira e Clarisse Campos, que fizeram questão de se juntar a um momento pelo qual os deputados socialistas eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal vinham lutando há anos.

A Deputada Clarisse Campos, cidadã de Alcácer do Sal, não escondeu a alegria e o sentimento de “missão cumprida”:«Foi um projeto em que me envolvi pessoalmente, enquanto deputada eleita na Assembleia da República e cujo resultado muito me satisfaz porque vai ao encontro das necessidades das gentes da minha terra».

O arranque do funcionamento deste equipamento é o culminar de um processo acompanhado pelos eleitos do Partido Socialista pelo círculo de Setúbal, que desde há muito tempo têm insistido naquela que era uma falha a colmatar. Nesta legislatura a parlamentar Clarisse Campos aprofundou o trabalho entretanto realizado e encetou várias diligências, ao longo dos últimos meses, colocando a questão da extrema necessidade de dotar o Serviço de Urgência Alcácer do Sal com um equipamento com estas características, dada a grande distância a que o concelho se encontra da Unidade de Saúde do Litoral Alentejano e as suas condicionantes, especialmente o povoamento disperso e população envelhecida. Em sede de discussão do Orçamento de Estado para 2021 a parlamentar questionou o Governo, na pessoa de António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, sobre este tema, o qual havia prometido a cedência desta ambulância em setembro deste ano.

Cumprida a promessa no primeiro dia do mês, os deputados congratulam-se por mais um dossier que chega a bom porto. Clarisse Campos reforça que «esta é a marca do Partido Socialista. Prometemos, cumprimos».

A ambulância SIV de Alcácer do Sal é a segunda SIV a entrar em funcionamento em 2021 e irá operar segundo o modelo de gestão integrada, que prevê a partilha de recursos humanos entre o INEM e o Serviço de Urgência. É a 43ª a operar no país.