Estamos a chegar ao final do ano de 2015 mas nem por isso as emoções do futebol português esmorecem e os três grandes entram numa fase decisiva da época no que diz respeito às suas aspirações nas competições em que estão envolvidos. A importância dos próximos resultados pode ter impacto não só a nível desportivo como também a nível financeiro com os milhões da Europa a terem importância significativa nos orçamentos dos clubes.

O atual campeão nacional Benfica já tem a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões garantido mas é de extrema importância pontuar hoje frente ao Atlético de Madrid para segurar o 1.º lugar do grupo C evitando assim os “grandes tubarões” do futebol europeu como o Bayern de Munique, o Real Madrid ou o Barcelona e pode, teoricamente, ter um adversário mas acessível, mas mesmo assim há grandes equipas que vão terminar em 2.º lugar como por exemplo o Paris Saint-Germain. Já eliminado da Taça de Portugal, os encarnados vão acertar o calendário da Liga NOS a 15 de Dezembro frente ao U. Madeira e uma vitória é obrigatória para reduzir as distâncias pontuais para Sporting e F.C. Porto e não complicar mais as contas do tri-campeonato.

O F.C. Porto continua a depender de si próprio na luta pela conquista da Liga NOS e nos oitavos-de-final da Taça de Portugal tem um jogo teoricamente mais fácil com a deslocação a Santa Maria da Feira para defrontar o Feirense. Contudo, os dragões complicaram as contas na Liga dos Campeões com a derrota em casa frente ao Dínamo de Kiev e veem-se agora obrigados a pontuar em Stamford Bridge para garantirem o apuramento para os oitavos-de-final. Numa época em que o F.C. Porto voltou a investir forte na aquisição dos jogadores, um adeus prematuro à Liga dos Campeões certamente que irá prejudicar os cofres dos azuis e brancos.

O Sporting lidera a Liga NOS até à data mas não é o campeonato a única prioridade em Alvalade. Depois de terem eliminado o Benfica na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, o Sporting tem agora uma difícil deslocação ao terreno do Sporting de Braga para os oitavos-de-final num jogo que reedita a final da competição da época passada e que vai ditar a eliminação de uma das equipas que são sempre candidatas à vitória final. Na Europa, e depois de terem escapado os milhões da Liga dos Campeões, o Sporting está obrigado a vencer o Besiktas se não quiser estar dependente do resultado do Lokomotiv de Moscovo para seguir para os 16-avos-de-final. Mesmo não dando aos clubes valores tão elevados como a Liga dos Campeões, não deixa de ser importante para os cofres de Alvalade a continuação na Liga Europa.

 

Por: Ricardo Santos
Marketeer