Dezenas de pessoas participaram no 52º aniversário da Biblioteca Municipal do Barreiro, no passado sábado, 9 de janeiro, que contemplou o “TOP Leitura”, com a entrega de diplomas para os leitores que durante o ano de 2015 fizeram mais leituras, uma sessão de “Histórias Vivas” e a atuação do grupo “Geração Mágica”.
Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, e a Vereadora Regina Janeiro entregaram os diplomas de “Melhor Leitor” a Joana Lourenço de Sena, categoria Infantil (6 anos) – 102 leituras, Hugo Bernardo S. Branco Fernandes, na categoria Juvenil (12 anos) – 59 leituras, Ana Raquel Ferreira da Costa, Categoria Adulto (27 anos) – 71 leituras e Jaquelino Costa Saraiva, na Categoria Sénior (69 anos) – 108 leituras.
A Biblioteca Municipal constitui, para o Presidente, um equipamento onde se associa o livro às novas tecnologias, a imagem, a Música, o Teatro e todas as artes. “Queremos que ela, cada vez mais, seja vivida pelos jovens, pelas crianças, pela população sénior e pelos adultos”.
Anunciou, para o próximo ano, a possibilidade do equipamento ser alvo de obras de requalificação. “Vamos fazer um esforço para realizar uma intervenção em 2017, vamos ver se é possível”.
Agradeceu a todos os que participaram na iniciativa e aos funcionários da Biblioteca que, “continuadamente ajudam a construir este espaço de partilha e de encontro de saberes”.
Durante a manhã decorreu mais uma sessão de “Histórias Vivas”, pela Companhia de Teatro do Barreiro – Arteviva -, dedicada ao livro “O País da Roupa”, de Maria Lourdes Soares, com ilustrações de Natalina Cóias.
A encenação divertiu as dezenas de crianças que assistiram. Como é já habitual, o evento irá prolongar-se todos os primeiros sábados de cada mês, ao longo do corrente ano.
A festa de aniversário foi animada pela atuação do grupo “Geração Mágica”.